Viajar é um momento de descobrir e se redescobrir, abrir mão da rotina e buscar novas experiências. É uma oportunidade de vivenciar novas culturas e, claro, de conhecer cidades históricas e encantadoras. Não é à toa que tanta gente está sempre em busca de dicas para montar a bagagem e colocar o pé na estrada.
Na expectativa que acompanha o planejamento de uma viagem, muitas pessoas cometem erros quanto ao que levam em suas malas e acabam lidando com as consequências de uma má organização.
Por isso, preparei este post com dicas especiais para lhe ajudar nessa tarefa e garantir que não haja imprevistos. Acompanhe!
1. Confira a previsão do tempo
A primeira dica para montar a bagagem é conferir a previsão do tempo do seu destino. Esse detalhe é um fator decisivo para escolher os tipos de roupas e calçados que você vai colocar nas malas.
Se o seu destino for Minas Gerais, onde a altitude favorece a mudança climática, por exemplo, não faz sentido você viajar sem peças apropriadas para se agasalhar quando necessário, não é mesmo? Portanto, na hora de fazer suas malas monitore o clima do local previsto para os dias de sua viagem para poder escolher roupas adequadas.
2. Calcule a quantidade de peças necessárias
Uma sugestão bastante prática e que muitas pessoas se esquecem é calcular a quantidade de peças necessárias para a viagem, para, assim, evitar excessos e não levar peso extra. Anote em um papel a quantidade de dias de viagem e a sua programação.
A partir desse cronograma vai ser mais fácil identificar quais itens será possível repetir, qual roupa é adequada para determinada situação e assim por diante. Não se esqueça de que as peças íntimas e os itens de frio, como a segunda pele, devem ter o número dobrado por estarem em contato constante com o corpo.
3. Opte por tecidos que secam rápido e não precisam ser passados
Outra dica interessante para montar a bagagem é dar preferência àquelas roupas com tecidos que retém menos líquido quando são lavadas, secando mais rápido. Também é bom optar por peças que não precisam ser passadas, como é o caso de roupas feitas de viscose, seda, poliéster e elastano.
Isso lhe poupará tempo ao se arrumar, já que você não vai precisar se preocupar em passar suas peças toda vez que for sair. É só tirar da mala e usar, sem problemas!
4. Escolha os calçados de acordo com as atividades
Ao escolher os calçados para a sua viagem leve em conta aqueles que são versáteis e que poderão ser usados em várias ocasiões. Dessa maneira, você acaba economizando bastante espaço ao arrumar a sua bagagem.
Se você pretende realizar programas mais aventureiros e que possuem mais contato com a natureza, por exemplo, é necessário ter um par de botas disponível. Se o seu intuito é conhecer áreas históricas da cidade e fazer passeios a pé por ruas com paralelepípedos, um par de tênis confortável e macio também é indispensável, por exemplo.
5. Tenha um estojo para fios, cabos e carregadores
Por fim, separe um pequeno estojo para transportar fios, cabos e carregadores de celular, bem como câmeras, notebook, tablet etc. Dessa forma, você evita que eles fiquem soltos dentro da mala e acabem se danificando ou causando danos a alguma peça de roupa delicada. Além disso, o estojo diminui as chances de você perder ou esquecer alguns desses itens, especialmente quando são muitos.
Gostou das dicas para montar a bagagem? Então, ponha-as em prática ao se organizar para as suas próximas viagens e conte com malas bem planejadas. Espero que, assim, as suas novas experiências sejam incríveis. Se ainda quiser ler mais sobre o assunto, aproveite também e saiba agora qual é a melhor época para viajar no Brasil e em Minas Gerais!
Comments