top of page

City Tour ou Walking Tour: qual a melhor opção para conhecer Ouro Preto?



Então você está planejando sua viagem para Ouro Preto e eis que surge essa dúvida: Walking Tour ou City Tour? Qual a melhor opção para conhecer Ouro Preto? E qual a diferença entre essas duas formas de passeio?


Foi pensando em esclarecer esta e outras questões que preparei um artigo bem explicadinho pra você aproveitar essa cidade incrível com todo conforto e leveza. Vem saber mais:


Neste post:




Walking Tour em Ouro Preto.
Walking Tour em Ouro Preto.

Walking Tour em Ouro Preto


Para início de conversa, digo que o Walking Tour é o meu modo favorito de conhecer a cidade. Mas essa preferência depende de vários fatores que o viajante deve levar em conta na hora de agendar sua visita.


O Walking Tour é uma prática de turismo onde o visitante conhece a cidade a pé. Nem preciso dizer que é o modo mais sustentável. É preciso também lembrar que Ouro Preto é uma cidade com ruas estreitas, portanto, sair de carro por aqui nem sempre é a melhor opção.


Você deve estar se perguntando: e as ladeiras, Sueli? Resolvemos essa questão de modo muito simples: tudo no seu tempo e no seu ritmo. Caminhamos, paramos, apreciamos a paisagem sem pressa e sem perder o fôlego. A ideia é vivenciar a cidade e aproveitar o seu clima em todas as suas nuances.


Através do Walking Tour podemos descobrir ruelas e becos, espaços onde não seria possível chegar de carro. Cada canto da cidade tem uma história para contar e ao conhecer Ouro Preto a pé você irá perceber o traçado urbano com outros olhos.


Essa é uma vivência muito mais imersiva, que proporciona ao visitante um contato muito mais direto com os inúmeros elementos que compõem a paisagem ouro-pretana: muros, escadarias, largos, adros, oratórios de rua, pequenos jardins e praças. Cantinhos repletos de magia e história que só podem ser vivenciados a pé.


E o City Tour?


Essa é uma modalidade de turismo motorizada. Na maioria das vezes o passeio é muito mais rápido e nem sempre nos permite sentir o clima da cidade, nem conhecer melhor as pessoas e as características do lugar.


Você tem a seu favor a comodidade de chegar de carro a diferentes pontos da paisagem urbana, mas a proximidade criada por um passeio a pé é deixada de lado.


Isso quer dizer que o City Tour não é útil? Absolutamente, não! Para certos casos ele pode ser essencial, como para pessoas com dificuldades de locomoção ou para grupos maiores, por exemplo.


Dica importante: tenho sempre em mãos contatos de parceiros confiáveis que podem auxiliar para um passeio de carro. Em nosso passeio, caso precise, irei compartilhar com você esses contatos.


Mas se esse não é o seu caso, conhecer Ouro Preto a pé certamente será a melhor pedida.



Cada esquina de Ouro Preto reserva uma surpresa.
Cada esquina de Ouro Preto reserva uma surpresa.


A cada esquina uma nova descoberta


Como moro em Ouro Preto, descobrir novas paisagens é um hobbie que pratico diariamente. Gosto muito de apresentar locais diferentes dos tradicionais para os meus viajantes. Por isso, durante meus passeios a pé, tento não repetir os caminhos de ida e volta aos atrativos selecionados, procurando mostrar o máximo possível da cidade.


Ouro Preto é uma cidade que nasceu ao redor de um caminho, o chamado Caminho Tronco, que vai do bairro Cabeças até as imediações da Capela do Padre Faria.


Esse trajeto nos oferece uma visão peculiar dos mais de 300 anos de história da cidade, revelando detalhes sobre a arquitetura e a geologia de Ouro Preto. Essa é uma peculiaridade que não pode ser apreciada em toda sua beleza num passeio de carro.




Conhecer Ouro Preto a pé é algo especial.
Conhecer Ouro Preto a pé é algo especial.



Dicas para um Walking Tour ideal


Caminhar por Ouro Preto é uma arte que exige um pouco de atenção. Por isso criei um breve roteiro com boas práticas para um Walking Tour cheio de estilo e leveza. Anote as dicas:


Conforto acima de tudo: para dar conta da caminhada, cheia de descidas e subidas, um calçado confortável é essencial. Nada de salto alto nem sapatos sociais. Prefira um bom tênis e de preferência com solados antiderrapantes.


Atenção com o clima: Ouro Preto é conhecida pelo clima sempre em mudança, por isso, traga sempre um agasalho. Uma sombrinha também é bem-vinda.


Itens essenciais: traga sempre uma pequena bolsa ou mochila com alguns itens essenciais, como garrafa d'água, protetor solar, chapéu e óculos de sol.


Prepare o clique: reserve uma máquina fotográfica ou celular para registrar os detalhes dessa cidade única. Tenho certeza que em cada rua ou beco você encontrará cenários perfeitos para uma foto.


Capriche no visual: nos meses de outono e inverno a cidade apresenta um clima especial, perfeito para você arrasar nos looks. Então prepare o casaco e a pose para aquela foto cheia de charme!


Não tenha receio de se conectar com as pessoas do lugar: Ouro Preto é uma cidade com um passado rico, mas que não parou no tempo. Por aqui a vida segue seu curso cheia de sons e cores. Converse com os locais, visite os ateliês de artistas da cidade e no fim do passeio, relaxe tomando um bom café com pão de queijo. São esses detalhes que garantirão uma experiência realmente inesquecível.


Garanta boa companhia: estou aqui para ser sua guia nessa jornada repleta de descobertas. Com a presença de um guia de turismo credenciado o seu passeio será muito mais produtivo e seguro.


Em resumo


Como vimos até aqui, o Walking Tour oferece um contato muito mais próximo com a cidade, levando o viajante por caminhos pouco visitados. Essa será a sua chance de conhecer Ouro Preto como um local, visitando mirantes, chafarizes, pontes, becos e cantinhos especiais.


Já o City Tour é um passeio mais ligeiro, com menos interação com a cidade, mas que pode ser útil em casos específicos.


Você pode conhecer alguns encantos de Ouro Preto também em meu perfil no Instagram. Confira os stories fixos. Lá tem dicas de restaurantes, pousadas, bares e cafés ideais para um passeio memorável.


Se estiver pensando num passeio romântico, não deixe de conferir este post onde ofereço algumas dicas para um ótimo passeio a dois em Ouro Preto.


E que tal garantir hoje mesmo o seu Walking Tour por Ouro Preto? Estou aqui para oferecer um passeio cheio de leveza e com muitas descobertas. Confira minha página de passeios e agende agora!




82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page