top of page

Corpus Christi em Ouro Preto: Saiba o que fazer e conhecer no feriado!

As comemorações do Corpus Christi em Ouro Preto são uma das mais tradicionais celebrações cristãs do Brasil. No feriado religioso, Ouro Preto reúne turistas e fiéis de todo o país e de vários lugares do mundo para celebrar a manifestação de fé do povo mineiro. As procissões, as missas realizadas nas seculares igrejas de Ouro Preto, os cânticos em latim e as encenações litúrgicas encantam quem por aqui passa.

Além de acompanhar as belíssimas celebrações, muitos visitantes aproveitam para fazer turismo em Ouro Preto. Já que com dias a mais de viagem, dá para conhecer e curtir a cidade no feriado prolongado.

Se você também está pensando em aproveitar o feriado para fazer um city tour em Ouro Preto, então acompanhe esse post que ele foi feito especialmente pra você. Selecionei três dicas de passeios a pé para você curtir muito sua viagem por aqui.

O que fazer em Ouro Preto no feriado?

Embalado pelo clima de fé da cidade, que tal conhecer e participar de uma manifestação popular tradicional dos ouro-pretanos? Na madrugada de Corpus Christi, os moradores da cidade se reúnem para confeccionar os tradicionais tapetes devocionais.. Os lindos tapetes enfeitam as ruas por onde passa o cortejo de pessoas que acompanha  a hóstia sagrada.

Feitos com serragem colorida, os tapetes dão forma aos desenhos que simbolizam a fé dos fiéis. Uma expressão artesanal coletiva, patrimônio imaterial de Ouro Preto que vale a pena conhecer!

Além dos eventos religiosos, a dica para quem vai passar o feriado de Corpus Christi na antiga Vila Rica é fazer um walking tour pela cidade e conhecer o melhor de Ouro Preto.

Que tal começar o seu passeio fazendo um roteiro básico em Ouro Preto para conhecer mais sobre sua rica história, sua arquitetura e suas obras barrocas que encantam o mundo? Legal né?

E sabe o que é o melhor? Preparei um roteiro especial para te ajudar nessa missão! Em um passeio de quatro horas caminhando pela cidade, te levo para conhecer a Mina do Chico Rei. Passeando pela Mina,  te conto como foi a exploração do Ouro no século XVIII na antiga Vila Rica. Seguindo nosso passeio a pé por Ouro Preto, vamos até a Basílica Nossa Senhora do Pilar e Igreja São Francisco de Assis para você conhecer a arquitetura barroca e as belas obras dos artistas Aleijadinho e Mestre Ataíde. Um passeio ótimo para você vivenciar Ouro Preto.

Conheça Mariana

Aproveitando que o feriado é prolongado e você tem mais dias pra viajar, dê uma esticadinha até a bucólica cidade de Mariana. A cidade vizinha de Ouro Preto também é embalada pela religiosidade do povo mineiro e transpira fé. Envolvido por esse clima, faça um passeio a pé por Mariana e visite a Catedral da Sé.  A Catedral, que fica no centro histórico da cidade, guarda um tesouro musical. Este tesouro é um órgão produzido em 1701 pelo alemão Arp Schnitger. O instrumento é uma peça rara, é o único exemplar fora da Europa produzido pelo alemão. Daqui a dica é seguir seu passeio até o Museu da Música. Lá você vai se encantar com as composições sacras brasileiras da época do Ciclo do Ouro. Pra esse passeio, também tenho um roteiro prontinho pra te ajudar a curtir sua viagem!

Ande por Belo Horizonte

Se despedindo de Ouro Preto, a dica é passar por Belo Horizonte, que é caminho para se chegar em Ouro Preto pra quem vem de avião ou de ônibus. BH fica a 281 km de Ouro Preto, uma viagem curtinha que vale a pena! Sabe por quê? Porque a capital mineira é dona de um vasto patrimônio cultural que conta com diversas opções de lazer.

Na cidade você pode aproveitar passeios em parques, museus, conhecer complexos arquitetônicos que encantam pessoas do mundo todo, aproveitar o melhor da gastronomia mineira em seus diversos restaurantes… hum, só de falar já deu vontade de conhecer BH, não é mesmo?

Mas se nessa altura da viagem seu tempo estiver curtinho, não tem problema, dá pra fazer um passeio a pé por Belo Horizonte para conhecer alguns dos seus principais pontos turísticos centrais, como a Praça Sete, o circuito cultural da Praça da Liberdade, o edifício Malleta, um tradicional prédio de BH que reúne bares, lojas e apartamentos e é um ponto vivo da cultura belo-horizontina.

E já sabe né? Pode contar comigo para te ajudar nesse passeio e te levar pra conhecer esses lugares incríveis!

Gostou das dicas de passeio que preparei pra você? Então comente aqui no post! Ah, e me siga no Instagram e no Facebook!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page