Conheça 4 Patrimônios da Humanidade que ficam em Minas Gerais
Dona do maior número de patrimônios da humanidade da UNESCO no Brasil, Minas Gerais é o destino predileto para os viajantes que buscam conhecer locais que sediaram importantes eventos da história de nosso país, junto a belas paisagens e uma gastronomia única.
Embarque comigo nesta jornada para conhecer estes locais!
1. Ouro Preto
Em 1980, a cidade de Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, graças a preservação de seu passado colonial.
Conhecida no passado como Vila Rica, estava entre as mais importantes durante o ciclo do ouro na Capitania de Minas onde foram extraídos mais de 800 toneladas de ouro.
Hoje, o visitante é transportado para o século XVIII, caminhando pelas ruas, se depara com as construções bem preservadas no centro histórico. Entre igrejas, museus, teatro, opções de passeio não faltam, como:
Igreja de São Francisco de Assis;
Igreja Nossa Senhora do Rosário;
Basílica Nossa Senhora do Pilar;
Museu de Arte Sacra do Pilar;
Museu do Oratório;
Museu Casa dos Contos;
Casa da Ópera;
Feirinha de Pedra-Sabão e muito mais…
Reserve seu passeio por Ouro Preto aqui.
2. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
A cidade de Congonhas abriga o segundo patrimônio da humanidade de nossa lista, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, declarado pela UNESCO em 1985.
Esse conjunto arquitetônico é formado por uma igreja, seis capelas anexas e um vasto terreno ao redor.
A escadaria, que conduz ao complexo, é adornada por imagens dos doze profetas esculpidas em pedra sabão pelas mãos do mestre, Antônio Lisboa (Aleijadinho). Enquanto no interior da basílica, o viajante encontra belíssimas pinturas.
3. Centro histórico de Diamantina
Terra da famosa Chica da Silva, uma mulher escravizada e que após alforriada integrou a elite mineira da época. Desde 1999 a cidade de Diamantina é Patrimônio Cultural da Humanidade, dada a preservação da arquitetura colonial do século XVIII, período em que o local era palco de intensa atividade mineradora de diamantes.
Além das casas históricas como a residência de Chica da Silva e a de Juscelino Kubitschek, Diamantina também oferece ao viajante:
Museu do Diamante;
Catedral Metropolitana de Diamantina;
Mercado Velho;
Casa da Glória e o passadiço;
Mirante do Cruzeiro da Serra;
Sobrado da antiga Casa da Intendência;
Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo;
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;
Teatro Santa Izabel.
4. Conjunto Moderno de Belo Horizonte
Nem só de passado vive os Patrimônios da Humanidade em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte, encontramos o Conjunto Moderno da Pampulha. Declarado pela Unesco em 2016, é de autoria de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.
O local reúne os prédios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis, popularmente chamada de Igrejinha da Pampulha, o Cassino, onde está o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Tudo isso em meio a natureza, o espelho d’água e a orla da Lagoa.
Conheça o patrimônio cultural de Belo Horizonte, reserve seu passeio.