top of page

Conheça 4 Patrimônios da Humanidade que ficam em Minas Gerais

Dona do maior número de patrimônios da humanidade da UNESCO no Brasil, Minas Gerais é o destino predileto para os viajantes que buscam conhecer locais que sediaram importantes eventos da história de nosso país, junto a belas paisagens e uma gastronomia única.

Embarque comigo nesta jornada para conhecer estes locais!

1. Ouro Preto

Em 1980, a cidade de Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, graças a preservação de seu passado colonial.

Conhecida no passado como Vila Rica, estava entre as mais importantes durante o ciclo do ouro na Capitania de Minas onde foram extraídos mais de 800 toneladas de ouro.

Hoje, o visitante é transportado para o século XVIII, caminhando pelas ruas, se depara com as construções bem preservadas no centro histórico. Entre igrejas, museus, teatro, opções de passeio não faltam, como:

  1. Igreja de São Francisco de Assis;

  2. Igreja Nossa Senhora do Rosário;

  3. Basílica Nossa Senhora do Pilar;

  4. Museu de Arte Sacra do Pilar;

  5. Museu do Oratório;

  6. Museu Casa dos Contos;

  7. Casa da Ópera;

  8. Feirinha de Pedra-Sabão e muito mais…

Reserve seu passeio por Ouro Preto aqui.

2. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

A cidade de Congonhas abriga o segundo patrimônio da humanidade de nossa lista, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, declarado pela UNESCO em 1985.

Esse conjunto arquitetônico é formado por uma igreja, seis capelas anexas e um vasto terreno ao redor.

A escadaria, que conduz ao complexo, é adornada por imagens dos doze profetas esculpidas em pedra sabão pelas mãos do mestre, Antônio Lisboa (Aleijadinho). Enquanto no interior da basílica, o viajante encontra belíssimas pinturas.

3. Centro histórico de Diamantina

Terra da famosa Chica da Silva, uma mulher escravizada e que após alforriada integrou a elite mineira da época. Desde 1999 a cidade de Diamantina é Patrimônio Cultural da Humanidade, dada a preservação da arquitetura colonial do século XVIII, período em que o local era palco de intensa atividade mineradora de diamantes.

Além das casas históricas como a residência de Chica da Silva e a de Juscelino Kubitschek, Diamantina também oferece ao viajante:

  1. Museu do Diamante;

  2. Catedral Metropolitana de Diamantina;

  3. Mercado Velho;

  4. Casa da Glória e o passadiço;

  5. Mirante do Cruzeiro da Serra;

  6. Sobrado da antiga Casa da Intendência;

  7. Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo;

  8. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;

  9. Teatro Santa Izabel.

4. Conjunto Moderno de Belo Horizonte

Nem só de passado vive os Patrimônios da Humanidade em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte, encontramos o Conjunto Moderno da Pampulha. Declarado pela Unesco em 2016, é de autoria de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.

O local reúne os prédios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis, popularmente chamada de Igrejinha da Pampulha, o Cassino, onde está o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Tudo isso em meio a natureza, o espelho d’água e a orla da Lagoa.

Conheça o patrimônio cultural de Belo Horizonte, reserve seu passeio.

6 visualizações0 comentário
bottom of page