top of page

4 lugares históricos para visitar em Belo Horizonte

Belo Horizonte guarda para si boa parte das belezas de Minas Gerais, algumas delas, atemporais. As belezas históricas de BH são parte da riqueza da capital do estado. Afinal, se somos feitos de memórias e experiências, logo, também somos feitos de história.

E foi pensando nisso que, para te ajudar a escolher o destino da sua próxima viagem, preparei este artigo com a indicação de 4 lugares históricos para visitar em Belo Horizonte.

Obelisco da Praça Sete de Setembro

O Obelisco da Praça Sete de Setembro é um monumento localizado na Praça 7 de Setembro, e é carinhosa e popularmente conhecido como “Pirulito”. O Obelisco da Praça Sete já serviu de cenário para diversas manifestações políticas e outras intervenções.

Localizado entre as Avenidas Afonso Pena e Amazonas, duas das mais importantes avenidas de Belo Horizonte, o Pirulito da Sete de Setembro tem 13 metros de altura e já comemorou 100 anos desde o início das obras.

Construído com granito que veio de Betim (na época, Nova Capela de Betim), o Obelisco é um daqueles lugares que vale a pena visitar a pé, para apreciar cada detalhe com mais calma.

Espaço Comum Luiz Estrela

O Espaço Comum Luiz Estrela fica localizado em um casarão na Rua Manaus. A construção desse casarão remonta aos anos 1914, e por muito tempo foi o Hospital da Força Pública de Minas Gerais.

Com mais de 100 anos, o casarão já viu de tudo, e abrigou diversos tipos de serviços. Chegou até a ficar esquecido e sem uso, até que a sociedade civil se mobilizou para transformar esse prédio histórico em um espaço de uso comum dos cidadãos.

Apesar de ainda serem realizadas ações para restaurar o prédio, ele serve de espaço para atividades educacionais e artísticas, e hoje leva o nome de um poeta e morador de rua que viveu na região.

Presépio do Pipiripau

O Presépio do Pipiripau faz parte da histórica arte popular mineiras. O projeto, criação do artesão Raimundo Machado, foi iniciado em 1906, e levou longos anos para ficar pronto. Com 586 figuras móveis, o presépio conta a história de vida e morte de Jesus Cristo, em 45 cenas ricamente detalhadas.

É uma das belezas históricas mais delicadas que minas guardar. E você, viajante, pode visitar o Presépio de Pipiripau no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi construído com a intenção de ser a sede do estado. Inaugurado em 1898, o Palácio é parte da história de Belo Horizonte, e já sediou acontecimentos políticos extremamente relevantes, para Minas e para o país.

Com decoração em bronze, piso em parque e lustres em cristal, o Palácio da Liberdade fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O Palácio inclusive já escapou de uma demolição – a ideia era construir um prédio vertical e de linhas modernas no lugar. Dá para imaginar?

Hoje, o Palácio da Liberdade está livre para receber os viajantes que desejam conhecer mais da história de Minas Gerais.

Lembrando, que cada uma dessas visitas é muito melhor aproveitada quando você vai acompanhado de um Guia de Turismo.

O que me diz, nos vemos em breve? Acesse e conheça outros passeios por Minas Gerais.

#BeloHorizonte #Passeios #EspaçoComumLuizEstrela #PaláciodaLiberdade #visitecomguia #PraçaSete #PresépiodoPipiripau

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page