top of page

4 lugares históricos para visitar em Belo Horizonte

Belo Horizonte guarda para si boa parte das belezas de Minas Gerais, algumas delas, atemporais.


As belezas históricas de BH são parte da riqueza da capital do estado. Estamos falando de uma cidade pulsante, que respira cultura e arte em suas ruas. Aqui todos os estilos se misturam: art decó e modernismo, arte urbana e elementos do período republicano, mineiridade e modernidade na medida certa. Sem contar a incrível coleção de prédios históricos, museus, parques, praças e áreas para contemplar a vista.


E foi pensando nisso que, para te ajudar a escolher o destino da sua próxima viagem, preparei este artigo com a indicação de 4 lugares históricos para visitar em Belo Horizonte. São lugares que representam o espírito da cidade e que contam mais sobre sua rica história urbana. Vem conhecer mais:


Neste post:




Obelisco da Praça Sete. Coração de Belo Horizonte. Foto: Wikipedia.
Obelisco da Praça Sete. Coração de Belo Horizonte. Foto: Wikipedia.

Obelisco da Praça Sete de Setembro


O Obelisco da Praça Sete de Setembro, carinhosamente apelidado de "Pirulito", é um dos marcos mais icônicos de Belo Horizonte. Situado no coração da capital mineira, entre as movimentadas Avenidas Afonso Pena e Amazonas, duas das vias mais importantes da cidade, o monumento assinala o marco zero da cidade.


Com seus imponentes 13 metros de altura, o Obelisco foi construído em granito extraído da região de Betim, conhecida na época como Nova Capela de Betim. Esse material, resistente e duradouro, foi escolhido para garantir que o monumento resistisse ao teste do tempo, algo que ele tem feito com sucesso por mais de um século.


Desde a sua inauguração, o Pirulito da Praça Sete de Setembro tem sido um ponto de referência não apenas geográfico, mas também cultural e político. Ele foi cenário de inúmeras manifestações populares, encontros históricos e eventos cívicos, consolidando-se como um espaço de expressão e resistência. É um local que merece ser visitado com calma, a pé, para que se possa apreciar cada detalhe da sua estrutura e refletir sobre o seu significado na história de Belo Horizonte.


Fique atento: na região da Praça Sete estão alguns prédios icônicos de BH, como prédio do antigo Banco Mineiro de Produção, projetado por Oscar Niemeyer, e o Edifício Acaiaca, de 1947 em estilo art decó. Aliás, o Edifício Acaiaca possui um terraço com ótimo bar e uma excelente vista da cidade.



Museu Abílio Barreto. Foto: Ricado Laf / Wikipedia
Museu Abílio Barreto. Foto: Ricado Laf / Wikipedia.


Museu Histórico Abílio Barreto


O Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB, está localizado no único casarão do período colonial ainda existente em Belo Horizonte. O imóvel foi no passado a Fazenda do Leitão, uma das mais antigas da cidade e a única ainda preservada.


Com um acervo composto por cerca de 78 mil itens, o museu conta a história da formação da cidade, desde os tempos em que a região era conhecida como Curral Del Rei até a inauguração da nova capital mineira.


Dentre as peças expostas, não deixe de conferir um antigo coche de aluguel, as cadeiras originais do clássico Cassino da Pampulha, várias peças de mobiliário modernista, esculturas decorativas e até um bonde original dos anos 40. No hall é possível visitar uma prensa que pertenceu à Imprensa Oficial de Minas Gerais.


Além da exposição permanente, o Museu recebe regularmente exposições temporárias de artistas locais e serve como ponto de encontro dos moradores. Aqui você encontrará um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio ao burburinho de BH.


Não deixe de visitar os jardins do Museu, com suas árvores centenárias e de dar uma voltinha pelo bairro Cidade Jardim, repleto de casarões imponentes e clima bucólico.



Presépio do Piripau. Foto: UFMG.
Presépio do Pipiripau. Foto: UFMG.

Presépio do Pipiripau


O Presépio do Pipiripau é uma verdadeira joia da arte popular mineira, uma obra-prima que transcende o tempo e encanta gerações. Criado pelo artesão Raimundo Machado, o projeto teve início em 1906 e levou décadas para ser concluído. Com 586 figuras móveis, o presépio é uma representação única e detalhada da vida e morte de Jesus Cristo, composta por 45 cenas meticulosamente elaboradas.


Mais do que um simples presépio, a obra é um testemunho da devoção e talento do seu criador, e uma expressão da rica cultura popular de Minas Gerais. O Presépio do Pipiripau pode ser visitado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais.



Palácio da Liberdade. Foto: Circuito Liberdade.
Palácio da Liberdade. Foto: Circuito Liberdade.


Palácio da Liberdade


O Palácio da Liberdade é um dos edifícios mais emblemáticos de Belo Horizonte e um dos maiores símbolos da história política e cultural de Minas Gerais. Construído para ser a sede do governo estadual, o palácio foi inaugurado em 1898 e desde então testemunhou alguns dos momentos mais importantes da história do estado e do país.


A arquitetura do Palácio da Liberdade é um esplêndido exemplo do ecletismo que marcou o final do século XIX, com uma mistura de estilos que reflete a ambição e o otimismo da época. O interior do palácio é igualmente impressionante, com sua decoração em bronze, pisos em parquet e lustres de cristal que conferem ao espaço um ar de grandiosidade e sofisticação.


Curiosamente, o Palácio da Liberdade quase foi demolido para dar lugar a um edifício moderno e vertical, uma ideia que felizmente nunca se concretizou. Hoje, ele é aberto ao público, permitindo que visitantes explorem seus salões e aprendam mais sobre a rica história de Minas Gerais. A experiência é ainda mais enriquecedora quando acompanhada por um Guia de Turismo, que pode fornecer detalhes e contextos históricos que tornam a visita ainda mais fascinante.


Fique atento: o Palácio da Liberdade faz parte do Circuito Liberdade, um roteiro cultural que inclui diferentes prédios e monumentos de grande valor histórico e artístico em BH. Recentemente o Palácio passou por um completo restauro e está aberto para visitação. É possível conhecer o prédio com ou sem a mediação dos monitores. Para saber mais detalhes, confira o site da instituição. Ah, e as visitas são gratuitas.


Conheça BH comigo


Gostou das dicas? Pois saiba que Belo Horizonte te espera com muitas outras atrações. A cidade reúne o melhor de Minas Gerais através de ótima gastronomia (BH é conhecida como a Capital Brasileira dos Bares), centros culturais, parques, praças, mirantes e ótimos museus. Sem contar a hospitalidade mineira, marca registrada do nosso povo.


Para conhecer o que BH tem de melhor, preparei um passeio especial através de suas atrações mais icônicas. Reserve já o seu passeio no botão abaixo e venha viver BH em toda sua beleza e arte!







111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


120px-LogoZAP.png
bottom of page