top of page

Você sabe o que é turismo de experiência?

Basta uma breve folheada no dicionário para descobrirmos que a palavra ‘experiência’ significa experimentar, tentar, adquirir conhecimento através da vivência. As mudanças na forma que consumimos produtos e serviços alcançou o mundo dos viajantes que hoje prezam pela experiência em torno do passeio.

É chegada a hora do reinado do Turismo de Experiência, para alguns, ainda uma novidade, transforma as viagens em uma experiência que vai além da visita a um ou outro ponto turístico.

Adeus ao turismo tradicional!

O turismo tradicional é conhecido por seus roteiros que prezam por visitas a pontos turísticos bastante conhecidos, orientados basicamente pela visitação. No modelo tradicional, o viajante experimenta um passeio funcional: viajar, conhecer e se despedir. Não é incomum que a experiência seja cansativa e cheia de números que quase ninguém vai se lembrar depois.

Felizmente, esse tipo de turismo vem perdendo espaço para o Turismo de Experiência.

O que é Turismo de Experiência?

O Turismo de Experiência atua com foco no viajante, oferecendo, além do passeio, uma experiência sensorial completa, em que você possa fazer parte do passeio, não apenas como espectador.

Através do que se pode chamar de experiência integrada de fenômenos e suas características, o Turismo de Experiência leva o viajante por uma vivência completa. Através de ferramentas multidisciplinares, o Guia de Turismo conduz os aventureiros por uma vivência que alcança sentidos e sentimentos, tornando a experiência ainda mais memorável.

Viajar para viver e experimentar

O sentimento é um poderoso catalisador de experiências. Ao conhecer um novo local, a memória daquele lugar será ainda mais poderosa caso o viajante se veja inserido naquele cenário de maneira emocional. Como, por exemplo, quando conhecemos a história dos antigos moradores de um casarão colonial que virou museu.

Utilizar apenas os sentidos, como visão e tato, para observar e sentir na pele a textura de objetos, não é suficiente. O estímulo a experiências pessoais, à imersão do viajante no ambiente em que está inserido naquele momento único e especial, torna a viagem definitivamente especial e única.

Afinal, somos quase uma colcha de retalhos feita de experiências, sabores que provamos e pessoas que conhecemos ao longo da vida. Os lugares que visitamos se tornam uma parte da construção do que nos tornamos com o tempo.

Lugares, histórias e sabores

O Turismo de Experiência leva o viajante a um verdadeiro passeio pela história do lugar que estão visitando, fazendo-o se sentir parte daquele lugar e mundo em particular, mesmo que seja por algumas horas.

É possível levar o viajante a experimentar a vida local através do ponto de vista de moradores da região, seus hábitos e histórias. Fugir dos roteiros tradicionais em busca de identificação, transforma um simples passeio em uma viagem de experimentação e desenvolvimento pessoal.

Nessa caminhada em busca de experiências, não de consumo, experimentar sabores locais e pratos regionais, faz toda a diferença. O prazer de provar um novo prato, uma fruta diferente ou conhecer a produção de pratos tradicionais tornam a viagem inesquecível.

Viva a experiência completa!

A diferença entre o turismo tradicional e o Turismo de Experiência está na bagagem que você vai levar quando voltar para casa. Do que vai se lembrar? Do que vai sentir falta?

O Turismo de Experiência oferece uma vivência que vai além do roteiro, e te acompanha mesmo depois que a viagem acaba.

Que tal provar desse turismo em Ouro Preto? Escolha seu roteiro e vamos nessa!

3 visualizações0 comentário
bottom of page