top of page

Um breve guia fotográfico da Arquitetura Barroca em Ouro Preto

Atualizado: 23 de out. de 2023


Que Ouro Preto é linda todo mundo sabe, mas o que a torna tão famosa no Brasil e no mundo? Sua arte religiosa com suas igrejas barrocas. E aí vai um guia com algumas das características decorarivas da arquitetura barroca em Ouro Preto para você!


Agora, vamos fazer um passeio fotográfico, caminhando devagar e contemplando cada detalhe de uma construção religiosa aqui e ali.

 

Comece pelo frontispício

(fachada frontal) de uma igreja. Escolha um templo e contemple-o do lado de fora. Eu escolhi a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar.



Saiba (Lembre) que o Barroco foi um movimento artístico religioso europeu com início no século XVI, que se expandiu mundo afora pela imposição religiosa de colonizadores católicos, como os portugueses.


No Brasil, ele teve seu auge aqui, na antiga Capitania de Gerais no século XVIII.


Entrando na igreja,

repare o tapa-vento,

estrutura em madeira e fixada à entrada, cuja função inicial é impedir a passagem do vento e do frio. No plano simbólico, dentro da ingreja ele separa o mundo profano do sagrado.



O tapa-vento também prepara o fiel para o arrebatamento estético do interior do templo.


Ao adentrar a nave da igreja, observe agora: o interior é despojado como a sua fachada externa? Atente-se para o exagero de detalhes ornamentais dentro dela!


E agora, seu olhar é elevado para o  Altar-Mor,

para o céu coroando o patrono da igreja no seu trono divino. Veja as colunas salomônicas (torsas) que sustentam o altar. Elas são ornamentos característicos das igrejas barrocas.



Esse Altar-Mor é do Santuário Nossa Senhora da Conceição.


QUER CONHECER MAIS DETALHES ORNAMENTAIS DA ARQUITETURA BARROCA EM OURO PRETO? Escolha um walking tour e venha comigo vivenciar tudo isso!


Fonte:

ÁVILA, Affonso, Barroco Mineiro

Glossário de Arquitetura e Ornamentação. Cia. Melhoramentos de São Paulo, 1980

 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page