top of page

Passeio a pé autoguiado por Ouro Preto, Minas Gerais

Atualizado: 21 de mar.

Um Tour Poético.


Que tal a aventura de passear por um livro? É isso mesmo, um passeio a pé autoguiado por Ouro Preto, Minas Gerais. Para melhorar ainda mais sua experiência em Ouro Preto ofereço esse Tour Poético, uma vivência literária única e envolvente que começa pelo livro "Dirceu e Marília", de Nelson Cruz. Uma leitura leve de uma história de amor que se passou pelas ruas e casas da nossa cidade em um lindo exemplar divinamente ilustrado.


Neste livro, a proposta de Nelson Cruz, mais do que retomar um episódio do Brasil colônia, é narrar uma história de amor ao dar vida a Dirceu e Marília, personagens criados pelo árcade Tomás Antônio Gonzaga em seus poemas à amada Maria Doroteia. Na ficção de Nelson, Dirceu evoca sua amada enquanto segue para o exílio, em um misto de declaração, memórias e despedida. Em pensamento, beija as mãos de Marília, vê seu desespero, imagina-a saindo a sua procura, enquanto ele, Dirceu, vai ao encontro de seu maior tesouro. Ao invés de retratar esses importantes personagens como patrimônio de nossa história, Nelson preferiu carregá-los de sentimento e humanidade. Para criar as ilustrações, o autor buscou testemunhos de aventuras protagonizadas na Vila Rica do século XVII e retocou-os com sua interpretação pessoal. Rugendas e August de Saint-Hilaire foram duas de suas mais importantes referências.

Em breve outras obras e formas de passear por aqui vão surgir, continue lendo para ver como funciona.


Para começar sua aventura literária através desse selfie-guided tour, sugiro que você tenha uma cópia do livro, mas é possível usar o Tour Poético sem a leitura do mesmo. Não o disponibilizo aqui no meu site por enquanto, mas há em Ouro Preto algumas livrarias (bem legais, diga-se de passagem) que possuem cópias à venda. Você também poderá obter uma edição comprando-a on-line, veja os links abaixo:


Localização das livrarias:

Comprar on-line


Como funciona?


Tela ilustrando o conteúdo para assinantes do tour poético "Dirceu e Marília"
Print da tela do conteúdo para assinantes

Como dito acima, a história contida em Dirceu e Marília acontece em Ouro Preto. Fiz um mapeamento dos locais citados no romance em uma ordem semelhante ao folhear do livro, com links para as localizações (no Google Maps), que vão permitir que você faça um walking tour "autoguiado", bastando usar seu smartphone, devidamente conectado a uma rede de dados móveis (confira a disponibilidade em Ouro Preto para sua operadora).

O conteúdo está disponível em uma de minhas páginas [aqui] com acesso exclusivo para assinantes.

Ao final desse artigo há um link para que você possa adquirir uma assinatura deste selfie-guided tour [ou clique aqui] e, após assinar, veja que no menu (topo do site) está o link de acesso ao conteúdo do passeio "Dirceu e Marília". O mesmo link você poderá encontrar na página inicial do meu site, simples assim.


Com isso espero que você tenha uma ótima experiência em Ouro Preto e se quiser ir ainda mais fundo nas histórias e locais incríveis da nossa cidade, contrate um de meus walking tours guiados, onde eu mesmo, Sueli, vou te acompanhar por mais locais interessantes e muitas outras histórias. Assine e conheça essa inovação.

Quer ler mais?

Inscreva-se em suelitourguide.com para continuar lendo esse post exclusivo.

174 visualizações0 comentário

コメント

コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page