top of page

Descubra o encanto dos Vinhos Mineiros

Minas Gerais sempre foi sinônimo de religiosidade, arte barroca, tradição e ótima gastronomia. Afinal, essa é a terra do queijo, do café, do pão de queijo e de pratos que representam rico o caldeirão de influências da cultura mineira.


Nos últimos anos, um novo aroma tem perfumado o ar das regiões de altitude do estado: o do vinho mineiro. Sim, Minas Gerais tem se tornado um grande destino de enoturismo – um turismo voltado para a experiência em torno dos modos de fazer vinho.


Mais do que uma tendência, o vinho produzido em solo mineiro representa uma revolução no enoturismo brasileiro. Muita gente não sabe, mas diversos vinhos mineiros já foram premiados em importantes competições nacionais e internacionais!


Se você é apaixonado por vinhos e pela cultura mineira, hoje vou te apresentar algumas dicas para degustar ótimos rótulos regionais e ainda se surpreender com a nossa rica tradição gastronômica. Então prepare a taça e vem comigo!


Neste post:




Vinícola Alma Gerais, no sudoeste mineiro. Foto: Divulgação.
Vinícola Alma Gerais, no sudoeste mineiro. Foto: Divulgação.

.

Um pouco da história do vinho em Minas Gerais


Quando falamos em vinhos brasileiros, tenho certeza que você irá pensar imediatamente na região Sul do país, correto? Mas saiba que a história do vinho em Minas Gerais remonta ao período colonial, quando o cultivo da videira foi introduzido por colonizadores portugueses e religiosos europeus.


Durante o século XVIII, com o ciclo do ouro impulsionando o crescimento populacional e econômico em Minas Gerais, aumentou a demanda por vinhos, tanto para consumo cotidiano quanto para celebrações religiosas. Porém, a Coroa Portuguesa coibiu ativamente a produção da bebida na colônia, de modo a manter a dependência com a Europa. Isso sem contar que o clima por aqui era bem diferente das grandes regiões produtoras de vinho, como o Douro em Portugal.


Apesar dos obstáculos, algumas comunidades persistiram na produção de vinho. Em Diamantina, por exemplo, há registros de atividades vitivinícolas desde o século XVIII. Essas práticas continuaram, com variações, até o final dos anos 1960, quando foram interrompidas devido a diversos fatores econômicos e sociais.


A partir do século XX, houve um ressurgimento da viticultura em Minas Gerais. Com o avanço de técnicas como a dupla poda e o investimento em regiões de altitude, o estado começou a produzir vinhos de qualidade reconhecida, consolidando-se como uma importante região vitivinícola no Brasil.


Alguns vinhos mineiros para conhecer


Minas Gerais já conta com dezenas de vinícolas de comprovada qualidade. Do Vale do Jequitinhonha até o Sul de Minas, você encontrará rótulos cheios de personalidade e estilo. Eis alguns produtores para quem deseja ingressar nesse universo fascinante:



Vinícola Quinta de Glaura, em Ouro Preto. Foto: Divulgação/Estúdio Arco.
Vinícola Quinta de Glaura, em Ouro Preto. Foto: Divulgação/Estúdio Arco.

Vinícola Quinta de Glaura – Ouro Preto

Acesse o perfil deles no Instagram aqui.


Você sabia que Ouro Preto também produz ótimos vinhos? Fundada em Fundada em 2020, a Quinta de Glaura fica situada no distrito de Glaura, a 33 km do centro de Ouro Preto. Em 2025, foram lançados os dois primeiros rótulos da empresa, marcando oficialmente a inclusão de Ouro Preto na rota de terroirs mineiros. Em breve a vinícola abrirá as portas para visitações guiadas, degustações e eventos.


Vinícola Maria Maria – Três Pontas

Saiba mais sobre as experiências aqui.


Situada em Três Pontas, a Vinícola Maria Maria homenageia a clássica canção de Milton Nascimento. Seus vinhos são produzidos numa fazenda histórica e a vinícola oferece experiências enoturísticas mediante agendamento prévio, permitindo aos visitantes conhecer o processo de produção e degustar os vinhos locais.



Sala de degustação da vinícola Luiz Porto em Tiradentes. Foto: Divulgação.
Sala de degustação da vinícola Luiz Porto em Tiradentes. Foto: Divulgação.

Vinícola Luiz Porto – Cordislândia e Tiradentes

Para agendamentos, confira o perfil deles no Instagram aqui.


Localizada em Cordislândia, no Sul de Minas Gerais, a Vinícola Luiz Porto é reconhecida por sua moderna infraestrutura e pela produção de vinhos finos. Utilizando tanques de inox e barris de carvalho importados, a vinícola oferece visitas guiadas, degustações e passeios pelos vinhedos. Além disso, você pode realizar uma visita ao show room da marca que fica na cidade histórica de Tiradentes.


Vinícola Alma Gerais – Bom Sucesso

Para agendamentos, confira o perfil deles no Instagram aqui.


Localizada no sudoeste mineiro, a vinícola Alma Gerais é uma das mais modernas vinícolas do estado. Em sua primeira safra, a Alma Gerais destacou-se entre os melhores vinhos nacionais. A vinícola oferece diversas experiências para os visitantes, como degustação harmonizada, tour pela vinícola e ainda um Wine Bar flutuante.




Vinícola Bárbara Eliodora. Foto: Divulgação.
Vinícola Bárbara Eliodora. Foto: Divulgação.

Vinícola Bárbara Eliodora – São Gonçalo do Sapucaí

Para reservas e passeios na vinícola, visite o site aqui.


A Vinícola Bárbara Eliodora leva o nome da poetisa e inconfidente nascida em São João Del Rei. Localizada na região do Sul de Minas Gerais, a vinícola apresenta uma carta diversificada, com vários rótulos premiados. Também é possível agendar experiências enoturísticas completas, com passeios guiados pelos vinhedos, áreas de produção, caves e degustações harmonizadas.



Onde provar vinhos mineiros?


Vamos para a melhor parte. Afinal, não adianta falar de vinhos mineiros sem prova-los, certo?


Em cidades como Ouro Preto, Tiradentes e na capital mineira, Belo Horizonte, já possível degustar diversos rótulos regionais de qualidade. Confira:


Em Ouro Preto


Diversos restaurantes já possuem cartas de vinhos especiais com rótulos mineiros. Em Ouro Preto você pode provar ótimos vinhos regionais nos seguintes estabelecimentos:


Restaurante O Passo (R. São José, 56, Centro)

Oferece uma ampla carta com destaque para os vinhos de Minas Gerais. Destaque para os vinhos da vinícola Maria Maria.


Restaurante Seu José (R. São José, 52, Centro)

Ótima pedida para quem deseja conhecer os vinhos da região, em especial os vinhos da vinícola Quinta de Glaura, aqui de Ouro Preto.


Restaurante Bené da Flauta (R. São Francisco de Assis, 32, Centro)

Que tal harmonizar vinhos regionais com o melhor da culinária mineira? Este restaurante combina pratos tradicionais com inúmeros vinhos criados em Minas.


Queijaria Sunset Bar (R. Getúlio Vargas, 26, Centro)

No caminho para o bairro do Rosário, fica essa queijaria que combina bar e espaço mirante. Lá é possível harmonizar ótimos vinhos regionais com aquele queijo mineiro que a gente tanto ama. A boa pedida é um vinho da vinícola Casa Geraldo.



Vinho Gemas de Ouro Preto, da vinícola Quinta de Glaura, em Ouro Preto. Foto: Divulgação/Estúdio Arco.
Vinho Gemas de Ouro Preto, da vinícola Quinta de Glaura, em Ouro Preto. Foto: Divulgação/Estúdio Arco.

Em Belo Horizonte e Tiradentes


Seja na pulsante capital mineira, ou na charmosa e pacata Tiradentes, bons vinhos mineiros não faltam.


Em Tiradentes os restaurantes Tragaluz (R. Direita, 52), e Angatu (R. da Cadeia, 38) combinam o melhor da gastronomia mineira com uma carta repleta de rótulos regionais. Agora, se a sua ideia é conhecer mais sobre o processo de produção da bebida, não deixe de conhecer a filial da Vinícola Luís Porto, (Av. Gov. Israel Pinheiro, 878, ao lado da pousada Pequena Tiradentes) com ótimas degustações guiadas.


Em Belo Horizonte, a dica é o bar Gira, uma casa especializada em vinhos instalada no Mercado Novo, point cultural e gastronômico de BH. Outro lugar perfeito para provar os vinhos mineiros em BH é o restaurante Rex Bibendi. Além da ótima localização, bem no coração da Savassi, o restaurante se destaca pela excelente carta de vinhos de Minas.



Vamos juntos conhecer Minas Gerais


Agora que você já conhece mais sobre os vinhos mineiros, que tal agendar um passeio comigo? Seguiremos juntos através de lugares repletos de história, arte e sempre com aquela paradinha para provar os sabores típicos do nosso estado.


Cada passeio meu foi pensado para apresentar ao visitante a verdadeira essência de cada cidade histórica mineira. Uma verdadeira jornada através de fatos e curiosidades. Tenho certeza que irá se apaixonar.


Ah, e não deixe de conferir o meu perfil no Instagram. Sempre compartilho por lá ótimas dicas de lugares ideais para curtir os encantos da nossa gastronomia. Até mais!





Kommentare


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
Logotipo da Sueli, Guia de Turismo.

Estou sempre disponível para responder suas dúvidas e te orientar para uma experiência única aqui na nossa cidade.

IMPORTANTE

Museus e igrejas fecham às segundas-feiras! Exceto nos feriados.

 

EM CASO DE CANCELAMENTO, GENTILEZA INFORMAR ATÉ DUAS SEMANAS ANTES DA DATA DO PASSEIO.

© 2023 por Mateus Marx.

Sueli Maria Rutkowski - CNPJ 13.874.297/0001-66

Para acessar as Política de Entrega, Reembolso e Devolução fale comigo pelo chat.

bottom of page