top of page

Programação Cultural de Ouro Preto e Mariana para 2024

Atualizado: 28 de nov.


Viajar não se resume a escolher hotéis, restaurantes e guia de turismo… Exige muito mais que isso  e os eventos e festas locais devem ser levados em conta no planejamento da sua viagem.


Afinal, não tem coisa mais chata do que saber que você perdeu aquele show, exposição ou festa tradicional ocorridos antes ou depois do período programado para você chegar e voltar para casa. Eles podem marcar para sempre a sua viagem, viu?


Por isso, criei aqui um calendário com as principais eventos do ano de Ouro Preto e também de Mariana, que, afinal, estão a apenas 12 quilômetros de distância uma da outra e o transporte por ônibus dá de hora em hora.


Então, começo pelo final de ano… Aliás já estamos na metade de novembro


Parte 1 - Dezembro a maio

NATAL E RÉVEILLON


A festa “Natal de Luz” pode abrir sua alma para o ano que se inicia. Uma apresentação de congados pode reviver nossa ancestralidade africana e um show de jazz, por exemplo, pode fazer você subir e descer ladeiras como nunca imaginou!

(acho importante ver se tewm congado em dezembro, para citar só o que tem mesmo no calendário)


Até 2024, temos muito o que curtir… A começar pelo Natal de Luz, que os marianenses sentem orgulho em divulgar.

É uma festa alegre, iluminada e “bem família”… e você pode vir uns dias antes ou depois para conhecer a cidade, menor e mais pacata. Há museus e igrejas muito bonitas para se visitar.



A passagem do Ano Novo é mais animada em Ouro Preto. A gente se veste de branco, para brindar em grande estilo, em plena Praça Tiradentes.


A praca alegre e iluminada por fogos de artifícios, ao som das badaladas do relógio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje sede do Museu da Inconfidência. É inesquecível!


Há hotéis e restaurantes (me pergunte depois, na hora de definir sua viagem) que oferecem ceias com balada musical e gastronômica na madrugada. Mas adianto que, Restaurante O Passo e Hotel Vila Relicário estão na lista!


JANEIRO DE FÉ 

A fé que reza, canta e dança acontece na segunda semana de janeiro. Nas ruas calçadas e nas escadarias de pedra das igrejas. Simplesmente incrível!



A programação religiosa e cultural dura uma semana inteira e a alvorada de domingo é reservada para se acompanhar a bela procissão formada por congados mineiros, dedicados, sobretudo, à Santa Efigênia e à Senhora do Rosário.

 

As congadas são talvez a mais antiga manifestação religiosa da cultura afro-brasileira, realizada aqui.


E assim, perpetuaram com tradição e fervor religioso a ancestralidade africana que trouxeram da África para o Brasil.


CARNAVAL E SEMANA SANTA

E o carnaval, gente? São mais de 30 mil foliões todos os anos, somando ouro-pretanos, marianenses, itabiritenses e a leva de turistas de todo o país que não pára de chegar, dando status ao evento de ser, sem dúvida, um dos mais antigos do Brasil.



Uma festa tranquila com direito a sair em blocos caricatos, como o Zé Pereira dos Lacaios, e ainda os mais atuais Balanço da Cobra, Bloco do Caixão, Vermelho e Branco, que põem, acreditem, uma cobra, um caixão e foliões ladeiras abaixo e… acima. Uma folia pra lá de animada


Suntuosa, a Semana Santa é pura

tradição desde os primeiros tempos de Vila Rica. Uma dica esperta é planejar sua visita a Ouro Preto nesse feriado, para participar da confecção dos tapetes devocionais na virada do Sábado de Aleluia para a procissão do Domingo de Páscoa. A manhã rescende à fé, luz e tradição.



Em Mariana, a procissão das Almas

é imperdível! Acontece à meia noite e cinco da Sexta-Feira da Paixão. Ficou curioso? Veja um vídeo que postei no meu Instagram .


Saiba que você pode participar. Chegue mais cedo e garanta sua túnica. Done HEBE, de sua casa na Rua Dom Silvério, oferece gratuitamente as roupas e assessórios para aos marianenses e visitantes que desejam perpetuar essa tradição em Mariana.


A história desta procissão que surgiu no século XVIII é contada por Dona Hebe e a dica é ficar bem atento ou ela te puxa a orelha. Afinal ela tem mais de 90 anos!



DIA DE TIRADENTES 

Em abril, o dia 21 representa um momento cívico importante, que glorifica parte de nossa história pela liberdade, pensada por brasileiros e portugueses dessas minas gerais, que ousaram sonhar alto: os inconfidentes.



Ainda que não sonhassem uma liberdade para todos, o movimento foi, talvez, o mais marcante para a independência do Brasil.


E segue a PARTE 2 do calendário cultural e religiosos e mais fotos incríveis da fotógrafa Ane Souz!



126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page