top of page

Programação Cultural de Ouro Preto e Mariana para 2024

Atualizado: 28 de dez. de 2023


Viajar não se resume a escolher hotéis, restaurantes e guia de turismo… Exige muito mais que isso  e os eventos e festas locais devem ser levados em conta no planejamento da sua viagem.


Afinal, não tem coisa mais chata do que saber que você perdeu aquele show, exposição ou festa tradicional ocorridos antes ou depois do período programado para você chegar e voltar para casa. Eles podem marcar para sempre a sua viagem, viu?


Por isso, criei aqui um calendário com os principais eventos do ano de Ouro Preto e também de Mariana, que, afinal, estão a apenas 12 quilômetros de distância uma da outra e o transporte por ônibus dá de hora em hora.


Então, começo pelo final de ano… Aliás já estamos na metade de novembro


Parte 1 - Dezembro a maio

NATAL E RÉVEILLON


A festa natalina pode abrir sua alma para o ano que se inicia. Uma apresentação de congadas para reviver nossa ancestralidade africana e um show de jazz, por exemplo, podem fazer você subir e descer ladeiras como nunca imaginou!


Até 2024, temos muito o que curtir… A começar pelo Natal de Luz em Mariana e Ouro Preto

Uma festa alegre, iluminada e “bem família”…


Podemos curtir um passeio juntos até dia 24 de dezembro, pois os museus e igrejas abrem para visitação.


Acompanhe a programação nos sites da Prefeitura de Ouro Preto e Mariana.


Foto de Anne Souz, fotógrafa ouro-pretana, retratando a praça tiradentes, em ouro preto minas gerais, em sua tradicional festa de réveillon

A passagem do Ano Novo

é mais animada em Ouro Preto. A gente se veste de branco, para brindar em grande estilo, em plena Praça Tiradentes.


A praça alegre e iluminada por fogos de artifícios, ao som das badaladas do relógio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje sede do Museu da Inconfidência. É inesquecível!


Há hotéis e restaurantes (me pergunte depois, na hora de definir sua viagem) que oferecem ceias com balada musical e gastronômica na madrugada. Mas adianto que, Restaurante O Passo , Hotel Vila Relicário , Restaurante Vila Boots e Bar e Restaurante Varanda estão na lista! Na Praça Tiradentes a dica é curtir o Bar da Praça Jair Boêmio.


Em Mariana

tem queima de fogos que pode ser admirada da Praça Gomes Freire, mais conhecida como o Jardim.


NORMALMENTE OS ATRATIVOS TURÍSTICOS FECHAM NOS DIAS 25 DE DEZEMBRO E 01 DE JANEIRO para que os funcionários possam curtir também os eventos seus familiares e amigos. Então, agende seu passeio, comigo antes e depois das festas de fim de ano!



JANEIRO DE FÉ 

A fé que reza, canta e dança acontece na segunda semana de janeiro. Nas ruas calçadas e nas escadarias de pedra das igrejas. Simplesmente incrível!



A programação religiosa e cultural dura uma semana inteira e a alvorada de domingo é reservada para se acompanhar a bela procissão formada por congados mineiros, dedicados, sobretudo, à Santa Efigênia e à Senhora do Rosário.

 

As congadas são talvez a mais antiga manifestação religiosa da cultura afro-brasileira, realizada aqui.


E assim, perpetuaram com tradição e fervor religioso a ancestralidade africana que trouxeram da África para o Brasil.


CARNAVAL E SEMANA SANTA

E o carnaval, gente? São mais de 30 mil foliões todos os anos, somando ouro-pretanos, marianenses, itabiritenses e a leva de turistas de todo o país que não pára de chegar, dando status ao evento de ser, sem dúvida, um dos mais antigos do Brasil.



Uma festa tranquila com direito a sair em blocos caricatos, como o Zé Pereira dos Lacaios, e ainda os mais atuais Balanço da Cobra, Bloco do Caixão, Vermelho e Branco, que põem, acreditem, uma cobra, um caixão e foliões ladeiras abaixo e… acima. Uma folia pra lá de animada


Suntuosa, a Semana Santa é pura

tradição desde os primeiros tempos de Vila Rica. Uma dica esperta é planejar sua visita a Ouro Preto nesse feriado, para participar da confecção dos tapetes devocionais na virada do Sábado de Aleluia para a procissão do Domingo de Páscoa. A manhã rescende à fé, luz e tradição.



Em Mariana, a procissão das Almas

é imperdível! Acontece à meia noite e cinco da Sexta-Feira da Paixão. Ficou curioso? Veja um vídeo que postei no meu Instagram .


Saiba que você pode participar. Chegue mais cedo e garanta sua túnica. Done HEBE, de sua casa na Rua Dom Silvério, oferece gratuitamente as roupas e assessórios aos marianenses e visitantes que desejam perpetuar essa tradição em Mariana.


A história desta procissão que surgiu no século XVIII é contada por Dona Hebe e a dica é ficar bem atento ou ela te puxa a orelha. Afinal ela tem mais de 90 anos!



DIA DE TIRADENTES 

Em abril, o dia 21 representa um momento cívico importante, que glorifica parte de nossa história pela liberdade, pensada por brasileiros e portugueses dessas minas gerais, que ousaram sonhar alto: os inconfidentes.



Ainda que não sonhassem uma liberdade para todos, o movimento foi, talvez, o mais marcante para a independência do Brasil.


E segue a PARTE 2 do calendário cultural e religiosos e mais fotos incríveis da fotógrafa Ane Souz!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page