top of page

Primavera mineira! Conheça lugares incríveis para viajar na primavera por Minas Gerais e aproveitar

É chegada a hora de se despedir do inverno e começar a aproveitar a estação mais colorida do ano: a primavera. Associada ao clima de renovação e à alegria, a primavera é uma ótima época para viajar. Pois o clima fica mais quente nessa meia estação.  Além do clima mais ameno, viajar na primavera é uma experiência encantadora, pois as flores se espalham por todos os lados, deixando ruas e parques mais belos do que nunca e o romantismo no ar. Muito bom para relaxar e aproveitar a natureza, não é mesmo?

E é claro que Minas oferece uma série de destinos para quem busca curtir ao máximo essa estação do ano! Confira a lista que preparei de lugares onde é possível apreciar lindas paisagens e ter momentos de descanso e lazer em contato com a natureza!


Poços de Caldas

Neste período do ano, o inverno congelante de Poços de Caldas dá espaço a uma primavera colorida e florida. Repleta de fontes, a cidade oferece belos lugares para se conhecer nessa época do ano. Duas fontes que valem a pena serem visitadas é a Fonte das Rosas e a Fonte dos Amores.

Com 40 combinações de água e luz, projetadas com filtros coloridos, a Fonte das Rosas, cercada de belas flores, encanta moradores e visitantes de Poços de Caldas. Já a Fonte dos Amores é um dos mais belos e românticos passeios da cidade. Um véu de água no meio de um bosque, onde animais da fauna do Parque da Serra de São Domingos podem ser vistos pelos visitantes. Além da exuberante natureza, outro atrativo do local é a estatua de dois jovens abraçados. Esculpida pelo italiano Giulio Starace para retratar o amor, a estátua atrai muitos casais apaixonados e em lua de mel.

O Relógio Floral também é um atrativo da cidade que fica ainda mais belo na primavera. O monumento foi inaugurado em 1972 em comemoração ao Centenário da cidade, que é popularmente conhecida como cidade das rosas. O Relógio tem seus números feitos com gramas, flores e pequenas plantas.  Um charme!

Outro espaço agraciado pela chegada da primavera é o Recanto Japonês. Um espaço que reúne vegetações e construções típicas dos jardins japoneses. O Recanto conta também com um lago artificial, repleto de carpas das mais variadas cores. Ao visitar o local você pode realizar várias trilhas e caminhadas que te levam a outros atrativos como uma cópia do Manj Teijaponês, a Fonte dos Três Desejos e a aconchegante Casa do Chá.

Uma boa pedida para aproveitar o clima da estação para quem visita Poços de Caldas é fazer uma visita ao Thermas Antônio Carlos. Um complexo termal muito procurado pelas propriedades medicinais e relaxantes da água sulforosa. Além dos banhos de imersão, o local oferece ainda outros serviços como massagens, limpeza de pele e mecanoterapia.

São Lourenço

Outro destino para quem quer aproveitar o clima da primavera para realizar um banho relaxante ou terapêutico com águas termais é a cidade de São Lourenço. Cidade polo do circuito das águas do Sul de Minas, São Lourenço conta com o Centro Hidroterápico Balneário. No local você pode relaxar com massagens ou tomar banhos especiais como o de espuma sulforosa ou o banho aromático em banheiras ou ofurôs.

O parque, além de fontes de água, possui um jardim japonês, grutas, solarium, arvorismo, passeios de barco, dentre outros atrativos. Um passeio imperdível em meio à natureza para viajantes solitários, casais ou para quem vai com a família toda.

Brumadinho

Brumadinho, a 60 Km da capital Belo Horizonte, é um excelente destino para viajar na primavera. A cidade e seus distritos vêm se tornando um destino muito procurado por viajantes por seus atrativos. Estes vão desde o famoso Inhotim à pratica de esportes radicais como o voo livre. Dentre a variedade de opções de passeio e lazer oferecidas pela cidade, destaco duas que tem tudo pra te fazer aproveitar ao máximo a beleza da primavera.

O Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, é uma boa pedida de passeio nessa época do ano. Pois, além do seu acervo de obras de renomados artistas como Cildo Meirelles, Adriana Varejão, Oiticica, dentre outros, Inhotim é composto por 25 mil m² de jardim. O Jardim Botânico do Instituto possui uma coleção composta por uma grande variedade de flora e fauna. Ao todo, o jardim conta com mais de 4.200 espécies de plantas, o que faz com que o espaço seja a maior coleção em número de espécies de plantas entre os jardins botânicos brasileiros.

Tamanha diversidade torna o Jardim Botânico do Inhotim um espaço único, que durante a primavera fica ainda mais encantador. Enchendo os olhos de quem por ali passa com sua beleza.

Outra opção para aproveitar a primavera em Brumadinho, é descer para seu distrito de Casa Branca. Lá, além de apreciar a beleza do vilarejo, você pode entrar em contato com a natureza e praticar arvorismo.  Uma opção de lazer que te coloca em contato com a natureza e que contempla todos os perfis de viajantes. Tanto os que viajam sozinhos quanto as famílias que viajam com seus filhos.

No espaço Verde Folhas o arvorismo é realizado dentro de uma exuberante mata de transição entre Atlântica e Cerrado. No local a prática compreende três circuitos independentes. O circuito verde, indicado para as crianças de até 1,20 metros de altura. O amarelo que tem nível de dificuldade baixo/médio e é indicado para pessoas acima de 1,50 metros de altura. E o circuito vermelho que é o mais radical e exige altura mínima de 1,50 metros. Uma boa opção de viagem que une natureza, lazer e diversão.

Mariana

Mariana é uma ótima opção pra quem quer aproveitar a primavera para viajar em busca de sossego e descanso. A 116 km de Belo Horizonte e a poucos minutos da sua vizinha Ouro Preto, a cidade vale a visita.

Além do seu patrimônio histórico muito visitado pelos turistas, a cidade conta com uma praça à moda mineira, que dá a pacata cidade ares mais bucólicos e românticos durante a primavera.

A Praça Gomes Freire, conhecida como Jardim de Mariana, é a cara da cidade: pequena, mas muito charmosa. Rodeada de casarões antigos do século XVIII e do verde das diversas arvores e plantas que compõe o espaço, o Jardim faz parte da vida de todos os marianenses.

Local de encontros nos seus fins de tarde, a praça reúne amigos, jovens casais, universitários que saindo da aula param em um de seus bancos para tomar uma cerveja, e também as famílias marianenses com todas as suas gerações.

Os dias de domingo são o meu momento preferido para visitar a praça e tomar um sorvete. Principalmente nos dias de apresentação das bandas da cidade.  Sempre em domingos alternados, duas bandas marianeneses se apresentam no Jardim. E após apresentação, saem juntas tocando seus repiques e dobrados pelo centro histórico da cidade.

Junto com as bandas, a praça reúne uma maior quantidade de gente nos dias de domingo. Uma reunião de pessoas de todas as idades em meio aos vendedores de balões e de algodão doce, às crianças brincando, aos músicos e jovens casais apaixonados que faz o cenário parecer uma cena de um filme antigo. Uma singularidade ainda viva em algumas cidades mineiras do interior.

Entre o seu coreto, seu chafariz e suas belas flores e centenárias árvores a vida parece passar mais devagar, assim como num poema de Drummond. Convidativa a contemplação, o Jardim ganha ainda mais beleza com as cores da primavera e seus dias ensolarados.  Um bom destino para aproveitar o clima de renovação da primavera e renovar as energias com a paz ali transmitida.

O que achou desses destinos? Se você gostou dessas dicas, mas ainda não está muito confiante para planejar uma viagem e cair na estrada, você também pode contar com a ajuda de um guia para montar um roteiro personalizado de acordo com seus interesses nesses roteiros para que você tenha uma viagem bem organizada e prazerosa. Legal, né? Bora curtir a primavera então!

Se você deseja receber as dicas do blog diretamente no seu e-mail pra não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter!

*Imagem destacada: Praça Gomes Freire – Jardim de Mariana.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page