top of page

Queijo Minas Artesanal: sabores e saberes

Quando falamos em Minas Gerais, o que vem à sua mente? Paisagens naturais incríveis, cidades históricas, arte, cultura e muita hospitalidade, certo?


Mas tenho certeza que um outro elemento irá surgir em sua lembrança. O queijo! E isso não é por acaso.


Minas Gerais é conhecida mundialmente pela produção dessa iguaria única. Mas deixa eu te contar uma coisa: você sabia que os modos de fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no dia 4 de dezembro de 2024? Esse reconhecimento é um marco para o Brasil e para Minas Gerais.


Só para você ter ideia da importância desse feito, o jeito mineiro de fazer queijo se tornou o 7° Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Brasil e é a primeira vez que a maneira de se elaborar um alimento brasileiro está referendada na lista Unesco.


Para celebrar esse feito, vou te apresentar um pouco mais sobre esse universo repleto de sabores, tradições e ancestralidade. E mais, vou te contar uma dica imperdível: você pode degustar e conhecer mais sobre o processo de criação do queijo mineiro aqui pertinho de Ouro Preto. Vem saber mais.


Neste post:



Queijo Minas Artesanal: um saber ligado ao tempo

 

Dos saberes e fazeres populares, o queijo é, tratando-se de terras mineiras, o mais tradicional. É uma daquelas coisas que, aparentemente, não têm segredo. Afinal, o que há de tão especial em uma mistura de quatro ingredientes: leite, coalho, pingo e sal?

 

Nessa aparente ausência de mistérios, me permita te contar uma coisa: dos quitutes mineiros o queijo Minas Artesanal é o que mais tem segredos, e quem diz isso sou eu, um “fazedô de quêjo”.

 

Degustar um Queijo Minas Artesanal é passear pelas linhas de uma história que transcende o tempo, na qual cada nota cria a expectativa de um sabor guiado pelas nossas memórias, nossa tradição, pela maturidade do nosso paladar e por tantas outras coisas.



Queijo Inconfidentes.
Queijo Inconfidentes: sabor e tradição em Cachoeira do Campo. Foto: Divulgação.

 

O Queijo Minas Artesanal é rico em texturas e na complexidade do sabor, tanto quanto em sua história. Essa riqueza toda é produto das trocas culturais e da adaptação de uma receita lusitana da Serra da Estrela: o leite de ovelha deu lugar ao leite de vaca, a flor do cardo foi substituída pelo estômago de tatu e, posteriormente, chegamos ao coalho industrializado.

 

As trocas culturais desempenharam um papel importante no desenvolvimento do queijo que conhecemos hoje. As dez regiões queijeiras demarcadas em Minas Gerais ajudam a dar visibilidade a esse saber cultural tão apreciado (você pode saber mais sobre as regiões aqui). Mas saiba que nem só de regiões vive o queijo em Minas, pois existem também queijos de excelência fora dessas áreas.



Queijo Inconfidentes. Foto: Divulgação.
Sede da Queijo Inconfidentes em Cachoeira do Campo. Foto: Site Sertão Bras.


Queijo Inconfidentes

 

O Queijo Inconfidentes é um desses exemplos: um queijo de massa úmida e macia que entrega sua cremosidade ao paladar, com notas muito interessantes em seu sabor, produzido em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. A queijaria é aberta para visita guiada em dias específicos ou mediante agendamento prévio.

 

A visita aborda temas como a linha do tempo e a história do queijo. Ocorre sempre durante o horário de produção, momento em que se pode observar a produção do queijo ao vivo, enquanto se aprende sobre a importância de cada ingrediente, a conservação do queijo, a compra segura, entre outros aspectos.

 

A queijaria é uma joia. Homologada pelo IMA, atende a todas as especificações que visam garantir a segurança alimentar. É um passeio muito recomendado para quem deseja conhecer Ouro Preto além de sua arquitetura e suas igrejas setecentistas.



Degustação na Queijo Inconfidentes. Foto: Divulgação.
Degustação na Queijo Inconfidentes. Foto: Divulgação.

 

A visita termina em uma edificação do séc. XVIII, onde o queijo é degustado em três fases de sua maturação: com três, vinte e um, e finalmente com quarenta dias. É assim que vemos a importância desse ingrediente tão essencial: o tempo. Ele é fundamental para a diferenciação do queijo em suas diversas regiões produtoras e fora delas, mesmo que a receita seja universal e repetida em todas as regiões, sendo, inclusive, pré-requisito para a classificação técnica do queijo.


Ou seja, o Queijo Minas Artesanal segue a regra da cultura mineira. Tudo no seu tempo, sem pressa. Ele é o companheiro de prosa, acompanhando um bom cafezinho e alimentando o turismo e a geração de renda sustentável para diversos produtores rurais.

 

Resumo


Se você gostou de saber mais sobre a tradição e a riqueza cultural em torno do Queijo Minas Artesanal, não deixe de visitar o Queijo Inconfidentes.


Esse é um passeio imperdível para quem pretende conhecer Ouro Preto e região através de um outro olhar. Vou deixar abaixo mais informações sobre a queijaria e suas visitas guiadas.


E não se esqueça: estou aqui para garantir que a sua estadia em Ouro Preto seja inesquecível. Confira os meus passeios e agende hoje mesmo sua aventura. Até mais.


Queijo Inconfidentes.

Endereço: Área Rural de Cachoeira do Campo. Ouro Preto. Visitas mediante agendamento ou em dias específicos. Saiba mais pelo telefone: (31) 98759-1445 ou através do e-mail: queijoinconfidentes@gmail.com.

 



 



Comments


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
Logotipo da Sueli, Guia de Turismo.

Estou sempre disponível para responder suas dúvidas e te orientar para uma experiência única aqui na nossa cidade.

IMPORTANTE

Museus e igrejas fecham às segundas-feiras! Exceto nos feriados.

 

EM CASO DE CANCELAMENTO, GENTILEZA INFORMAR ATÉ DUAS SEMANAS ANTES DA DATA DO PASSEIO.

© 2023 por Mateus Marx.

Sueli Maria Rutkowski - CNPJ 13.874.297/0001-66

Para acessar as Política de Entrega, Reembolso e Devolução fale comigo pelo chat.

bottom of page