top of page

Passeios com crianças em Ouro Preto





Neste post:




Que tal levar as crianças para conhecer mais sobre a história do Brasil? Tudo com muita diversão, curiosidades e de um jeito leve e descontraído. Não tem lugar melhor pra isso do que Ouro Preto!


Em Ouro Preto é mais fácil aprender História! Em um final de semana, no feriado ou nas férias escolares, existe a possibilidade de vivenciar os cenários que só encontramos nos livros. Essa é também a cidade perfeita para curtir com as crianças um passeio cultural pelo Centro Histórico, pelos parques urbanos e através de museus e atrações que despertam o interesse e a criatividade.


Por que um passeio para crianças em Ouro Preto?


Ouro Preto é uma cidade com atrações incríveis, mas nem sempre é fácil manter a atenção das crianças em todos os lugares, certo?


Apesar das subidas e descidas, tive o cuidado de montar um roteiro curto, com somente 3 horas de duração, para as crianças de até 10 anos. Para crianças acima dessa idade é possível visitar pelo menos mais um atrativo. Confira o passeio Ouro Preto Essencial + 1.


Já o passeio Ouro Preto Para Crianças tem uma duração menor, de 3 horas, e atrações selecionadas para uma vivência mais leve e divertida da cidade.


Se você tem dúvidas sobre passeios com crianças em Ouro Preto, então vem comigo saber mais sobre as atrações:


Mina de ouro e Matriz de N. S. da Conceição


História, ancestralidade e um pouquinho de aventura. Visitar uma mina de ouro em Ouro Preto é um passeio que estimula os sentidos e revela fatos incríveis sobre a cidade.


Tudo aqui deve ser pensado de um modo lúdico e descontraído. Era uma vez um rei que achou muito ouro... Onde o ouro foi encontrado? Quem trabalhava nas minas de ouro? Quem libertou os escravizados? Por que a cidade se chama Ouro Preto? O que é Patrimônio Cultural da Humanidade? Essas serão algumas das perguntas que faremos em nossa visita.


Nesse walking tour iremos desbravar um roteiro que nos leva até uma antiga mina de ouro. Saberemos como os escravizados vindos da África trabalhavam e também conheceremos a história de um rei africano que comprava a tão sonhada liberdade dos seus companheiros.


Pertinho dali, visitaremos a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ornada com folhas de ouro e repleta de detalhes impressionantes. É uma ótima oportunidade de saber mais sobre a religiosidade e a história da arte sacra mineira.



Casa da Ópera. Foto: Ane Souz.

Casa da Ópera


A Casa da Ópera é o teatro mais antigo em funcionamento das Américas. É também um espaço lúdico, onde os pequenos poderão dançar e cantar no palco mais antigo em atividade do Brasil.


Esse é um monumento com uma forte energia criativa, onde as crianças saberão mais sobre a literatura e as artes cênicas do período colonial. Imagine quantas peças de teatro foram encenadas aqui. Diante do palco, ninguém resiste em se sentir como um ator. É o momento de deixar a imaginação voar.




Caminhada no Horto dos Contos


Nosso passeio continua pelo parque urbano Horto dos Contos, um dos mais antigos jardins botânicos do Brasil. Os pequenos turistas podem curtir as trilhas com muita segurança, tudo isso em meio a uma paisagem natural cheia de espécies nativas e vistas perfeitas para uma foto.


Outro destaque do Horto dos Contos é uma visão diferente da cidade. Aqui podemos ver as casinhas de Ouro Preto por um ângulo inusitado. O Horto também conta com quadras de esportes, áreas de lazer e espaços para piquenique. O lugar perfeito para recarregar as energias e ouvir o canto dos pássaros.  



O percurso completo tem início na rua Padre Rolim, na entrada da cidade, mas a dica é seguir a partir da metade do caminho, descendo a escadaria que se encontra no meio do jardim, passando por dentro do Museu Casa dos Contos. Essa é a segunda entrada, que termina ao lado da Igreja Nossa Senhora do Pilar. 


O passeio termina na Casa dos Contos, um dos mais importantes monumentos civis do período colonial brasileiro. As crianças poderão visitar as exposições e conhecer mais sobre a vida naquela época.


A exposição sobre a moeda brasileira é imperdível, com exemplares que vão das moedas de ouro até as dos dias atuais. O destaque da coleção é uma das cédulas mais marcantes na história do Brasil. No reverso, mapas do nosso país desde antes da colonização e no anverso, elementos simbólicos da nossa formação cultural! Esta exposição se encontra no segundo andar.





Museu Casa Guignard


Crianças adoram pinturas e não tem lugar melhor para conhecer mais sobre o universo das artes plásticas do que o Museu Casa Guignard, bem no centro de Ouro Preto.


Esse artista fluminense, viveu e estudou na Europa e ao voltar para o Brasil fundou e lecionou na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, criada pelo então prefeito Juscelino Kubitschek em 1943. Guignard passou a frequentar Ouro Preto e se apaixonou pela cidade, vindo morar nela nos anos 1950/60. 


Suas pinturas, desenhos e seus cartões são poesia pura. Sua obra tem um toque de inocência, que encanta crianças de todas as idades. Seus quadros sobre Ouro Preto oferecem uma visão diferente da cidade, como se as igrejas flutuassem sobre as montanhas. Um passeio repleto de encanto.


Agende hoje mesmo seu passeio



Ouro Preto é um lugar especial para as crianças. Através de um passeio leve e descontraído, os pequenos exploradores poderão vivenciar uma aventura cheia de história, descobertas e diversão.


Para saber mais sobre os passeios especiais para crianças, basta conferir a página "Ouro Preto Para Crianças" e agendar o seu walking tour.


Preparem-se para uma jornada emocionante, onde cada esquina guarda um segredo do passado.



 







90 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page