top of page

O ZUM ZUM ZUM DE ESTUDANTES DE VOLTA A OURO PRETO

As aulas presenciais recomeçaram na Universidade Federal de Ouro Preto e com isso os estudantes estão voltando à cidade. Esses meninos e meninas vêm trazendo uma energia vibrante, alegrando Ouro Preto, que por quase dois anos ficou quietinha com a falta deles. Aqui vai um pouquinho do astral estudantil na cidade para você!

Caminhando pelas ladeiras da cidade, por aqui e ali em Ouro Preto, nos divertimos com os calouros que passam pelos tradicionais trotes.

Muitos deles exibem seus cortes de cabelos exóticos (“caminhos de rato”) e levam plaquinhas penduradas nos ombros, com frases como: “Batalho uma vaga na república”. República é como são chamadas as casas onde moram os estudantes.

Em cada esquina tem uma, onde não faltam música, cerveja, livros e  um zum zum zum que chama a atenção de quem passa. 

A tradição de chamar as casas de estudantes por esse nome provavelmente tem sua origem na cidade universitária de Coimbra, em Portugal, e em Ouro Preto chega após a fundação da primeira Escola de Minas do Brasil, em 1876, durante a regência de D. Pedro II. Em 1969 a Escola de Minas foi integrada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A Escola de Minas foi instalada no antigo Palácio do Governo, e mais tarde comprou algumas residências. Com isso as casas foram concedidas para moradia gratuita dos estudantes.

Atualmente existem mais de 300 repúblicas federais e particulares em Ouro Preto. É muito estudante! A Castelo do Nobres é a mais antiga, com 102 anos de tradição.

Quer saber mais sobre a vida estudantil ouro-pretana? No Passeio Ouro Preto + Século XIX eu conto um pouco sobre  a história dos estudantes durante a transição de Vila Rica para Ouro Preto, marcada pela modernização e a educação, tão sonhadas pelos inconfidentes.

Outra boa notícia é que, com a volta às aulas, acredito que em breve o Museu da Ciência e Técnica, instalado na Escola de Minas, na Praça Tiradentes, será reaberto para visitação. Fique ligado no meu Instagram @SueliTourGuide. Eu aviso assim que o museu reabrir!

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page