top of page

Mariana em 1 dia: conheça os lugares que não podem faltar no seu roteiro

Fazendo uma breve pesquisa, você vai observar que o nome Mariana é um nome que deriva de Maria, e pode significar “senhora soberana” e até “pura e graciosa”. Mas em Minas Gerais, Mariana é o nome de uma das mais importantes cidades do antigo Ciclo do Ouro.

Mais do que isso, Mariana já foi inclusive a Capital do Estado após ganhar uma disputa pelo título, ao arrecadar mais ouro que as demais Vilas.

Mariana pode carregar soberania no significado de seu nome, mas também guarda história do estado e do país em cada canto da cidade e vou te mostrar.

Não se preocupe, apesar de Mariana ser uma cidade pequena, como sua Guia de Turismo vou te levar pelos melhores lugares da cidade para você conhecer.

A seguir, separei meus lugares favoritos para você conhecer Mariana em 1 dia comigo no Passeio Mariana Básico.

Primeiro Colégio de Freiras do Brasil

O centro histórico de Mariana guarda memórias de quando a cidade foi a primeira capital de Minas Gerais. Além de primeiro núcleo político, Mariana também foi sede do primeiro Bispado e do primeiro Seminário.

Em uma época em que a educação religiosa e católica era tão importante, Mariana foi o local escolhido para a implantação do primeiro Colégio de Freiras do estado. A construção, hoje ampliada, conta com 12 mil metros de área construída.

A beleza dos ladrilhos hidráulicos e do estilo do século XIX enchem os olhos de quem passa por Mariana e escolhe fazer uma visitação acompanhado de Guia de Turismo.

A beleza e a história do lugar fazem deste passeio pelo qual vou te levar no passeio Mariana Básico imperdível para o viajante, e o melhor: você pode realizar todo o trajeto a pé.

Museu da Música

Originalmente chamado Museu da Música da Arquidiocese de Mariana, o Museu da Música de Mariana foi a primeira instituição brasileira criada visando recolher acervos musicais históricos.

Hoje o espaço conta com uma coleção de manuscritos musicais e livros antigos de liturgia. Apesar de algumas coleções estarem disponíveis online, apenas a visita ao Museu permite ao viajante andar pelos corredores de um antigo casarão do Século XVIII.

O local já abrigou um seminário e uma residência episcopal, e hoje mantém preservada a beleza do espaço e da fonte samaritana no jardim, obra de Aleijadinho, para os mais diversos eventos sociais e visitas públicas, como a que faremos no Passeio Mariana Básico.

Catedral da Sé e Praça Minas Gerais

Catedral da Sé? Calma, viajante, ainda estamos em Minas Gerais!

A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral da Sé de Mariana, foi construída no ano de 1704. Na época, foi consagrada a Nossa Senhora do Carmo, mas após o término da obra que – pôs abaixo a construção original feita de taipa – o templo foi consagrado a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, sede da Arquidiocese de Mariana, a catedral conta com uma decoração rica e sofisticada, mesclando o estilo Barroco ao Rococó, muito comuns em Minas Gerais.

Na nossa caminhada, vamos chegar à Praça Minas Gerais, em que a história continua viva através da arquitetura, e do pelourinho – antigo símbolo de poder e memória preservada de antigos castigos que não devem se repetir.

E por falar em história, você sabe a origem do famoso ‘Uai’ dos mineiros? Mariana guarda esse segredo, e como sua Guia de Turismo vou te revelar esse e muitos outros segredos da região.

Para quem gosta de um pouco mais de conectar os passeios, é possível visitar Ouro Preto e Mariana. Você pode checar a disponibilidade desse passeio no meu site, com um Passeio Personalizado.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page