top of page

Distritos de Ouro Preto: Conheça o charmoso distrito de São Bartolomeu e desfrute momentos únicos

Ouro Preto possui muitas riquezas, mais algumas joias raras que poucos conhecem são seus distritos. Os distritos de Ouro Preto possuem encantos singulares que valem a pena serem conhecidos e desfrutados, como a tranquilidade e aconchego que só vilarejos pacatos conseguem oferecer. Mas não pense que pacato é sinal de tédio não, que os distritos de Ouro Preto têm muitas coisas interessantes para se conhecer e fazer.

E para você conhecer um pouquinho dessas joias raras, todo mês vou trazer os encantos dos distritos de Ouro Preto. E para começar, vamos embarcar numa viagem para do distrito de São Bartolomeu.

Um dos mais antigos distritos de Ouro Preto, São Bartolomeu fica às margens da rodovia de acesso à cidade. Charmoso que só, São Bartolomeu tem seu encanto garantido pela harmoniosa união de sua arquitetura barroca, belezas naturais e gastronomia. Uma combinação perfeita para quem procura por turismo rural!

Conheça sua arquitetura barroca…

Como não poderia deixar de ser, o distrito ouro-pretano também guarda ricos exemplares do barroco e símbolos da fé e religiosidade do povo mineiro. Na sua rua principal, que corta o distrito, cercada por casarios coloniais fica uma bela obra do barroco mineiro, a Matriz de São Bartolomeu. A matriz guarda o único sino de madeira do Brasil e também diversas pinturas e obras do século XVIII.

Outra obra do barroco mineiro que simboliza a fé de seu povo fica na entrada do distrito. No alto de uma colina a Igreja Nossa Senhora das Mercês, com toda sua beleza, abençoa o vilarejo e quem por ali passa.

suas belezas naturais…

Cercado pelo Rio das Velhas e pelo Parque Florestal Uaimii, São Bartolomeu possui uma exuberante beleza natural. Um ótimo destino de turismo rural, ideal para quem quer entrar em contato com a natureza para descansar da vida corrida do dia a dia e para quem procura viagens de ecoturismo no Brasil.

Se você gosta de trilhas em meio à natureza, então o Parque florestal Uaimii é seu destino certo. Entre sua diversificada fauna e flora, o Parque Florestal conta com várias trilhas durante que promovem agradáveis caminhadas pelas serras, picos e escarpas e te levam para grutas, cavernas e cachoeiras. Uma ótima opção para ecoturismo pra quem visita Ouro Preto.

Falando em cachoeira, além das cachoeiras do Parque, o distrito conta com outras cachoeiras que também valem a pena conhecer e tem um acesso super fácil. Entre elas está cachoeira de São Bartolomeu, que é uma bela queda d´água. Cercada por vegetação da Mata Atlântica, a cachoeira forma uma piscina natural, ideal para um mergulho. Uma tarde aqui cairia bem, não cairia?

Outra cachoeira do distrito que é ótima para um banho refrescante é a cachoeira do Macaco Doido. A cachoeira, que  fica em uma das quatros quedas encontradas na Fazenda de mesmo nome, vale uma visita, viu!. Apesar de ficar em território privado, o acesso à cachoeira é permitido aos visitantes.

e a gastronomia.

São Bartolomeu se destaca pelos doces artesanais que seus habitantes fazem com muita maestria. A arte de fazer doces foi passada de geração em geração no distrito, e seus doceiros exercem esse ofício há décadas, desde o período colonial. A produção ainda se mantém como era preparada antigamente, tudo feito em imensos tachos de cobres sobre fornalhas de lenha. Por resistir ao tempo e as opções industrializadas, os doces locais se tornaram patrimônio imaterial de Ouro Preto.

E as lojinhas do distrito de São Bartolomeu oferecem doces de quase todo tipo de fruta. É doce de cidra, de mamão verde, de laranja, limão capeta, coco, goiaba e o famoso doce de goiabada cascão. Ah, e também tem o delicioso doce de leite, tradicional de Minas Gerais. Tudo prontinho pra ir à mesa! Com tantas delícias assim fica até difícil decidir qual guloseima levar.

E se você quer mais iguarias mineiras pra levar pra casa, vai se deliciar no distrito. Queijos artesanais, fubá moído no moinho de pedra, ovos caipiras, licores, vinho de jabuticaba e mais uma infinidade de coisas que a gente só encontra em lugarzinhos assim, no interior de Minas Gerais.

Ah, e aquela comida mineira caseira, aqui também não falta e tem até festival! Em junho acontece o Encontro de Tradições Culinárias de São Bartolomeu onde você tem a oportunidade de experimentar mais de 20 pratos, receitas dos moradores locais, que traduzem os sabores do distrito. O evento ainda conta com várias atividades culturais, oficinas, música ao vivo e programação para o público infantil.

E falando em festival…

O distrito de São Bartolomeu se enche ainda mais de graça quando acontecem as festividades do distrito. Além do Encontro de Tradições Culinárias, o distrito ainda realiza mais dois eventos que valem muito a pena serem visitados.

Em abril, no final da colheita da goiaba, a fartura de frutas do distrito é comemorada. É a Festa da Goiaba! Realizado pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu, a festa reúne diversas atividades culturais para comemorar o final da produção da Goiabada Cascão. Além dos eventos culturais, o evento nos brinda ainda com uma feira de exposição dos doces e do artesanato local que conta com uma degustação de doces oferecida pelos doceiros. Vai falar que você não ficou com água na boca e vontade de conhecer o distrito? Então faça já as malas que abril, trazendo essa festa maravilhosa, já está batendo na porta!

Já em agosto acontece a tradicional Festa de São Bartolomeu e o Império do Divino Espírito Santo. A festa é realizada pela comunidade local em louvor ao padroeiro do distrito. O evento conta com missas, procissões e cortejos, que celebram a devoção da comunidade, além de rodeios e shows. O distrito todo fica em festa e você está convidado!

Então aproveite!

Um destino realmente muito legal para se conhecer em uma viagem de turismo rural, não é mesmo? Dá pra conhecer mais sobre a cultura barroca, relaxar em meio à natureza e se deliciar com sabores únicos!

E para completar sua estadia no distrito, uma dica é relaxar no final da tarde com uma cerveja gelada no Bar do Nonô. O bar que fica na praça, em frente à igreja, é ponto de encontro dos moradores locais que ali param depois do trabalho e dos visitantes do distrito. Abra o apetite com uma deliciosa cachacinha e experimente o famoso bolinho de bacalhau servido no bar. Deguste também uma boa prosa mineira com esse povo acolhedor e conheça mais sobre as histórias do distrito e os causos mineiros.

Ah, passando por São Bartolomeu, estique viagem e visite Ouro Preto! E passeando pela antiga Vila Rica, que tal fazer um passeio a pé temático, para conhecer mais a fundo as belezas e a história da cidade? Se é a primeira vez que vem à Ouro Preto, que tal fazer um passeio Ouro Preto básico para conhecer mais sobre o ciclo do ouro e a arte barroca mineira? Se você estiver viajando com seus filhos, que tal um passeio de trem com as crianças e uma visita em uma antiga mina de ouro? Os pequenos iam amar!

Quer ficar mais por dentro do turismo em Ouro Preto e Minas Gerais? Então me siga no Facebook e no Instagram!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page