top of page

Ah... não conseguiu agendar um passeio comigo, sua guia em Ouro Preto?

Fica triste, não. Deixo algumas dicas e um roteiro para você turistar em Ouro Preto, sem a minha companhia como Guia de Turismo. Saiba onde se hospedar, onde comer e até mesmo como encontrar um colega credenciado pelo Ministério do Turismo. Se quiser, já veja o meu instagram. Dicas exclusivas não faltam por lá.


Fico muito feliz por você acreditar no meu trabalho. Afinal, atuo a mais de 17 anos como guia, contando histórias do nosso Brasil, em especial da nossa Minas Gerais no período do Ciclo do Ouro, no século XVIII.


Ofereço walking tours temáticos, que atendam ao seu interesse imediato. Mas, quando há coincidência de dias e horários agendados por outros turistas, fico chateada em não poder atender e mostrar a você a bela Ouro Preto. Por isso, deixo aqui, carinhosamente, conselhos para você montar o seu passeio, desejando que sejam verdadeiramente úteis.


Se precisar de outra ajuda, deixe aqui a sua pergunta. Prometo que retorno tão logo possa, via telefone, e-mail ou com um artigo novo no meu blog. Aliás, aproveite já para se cadastrar no site e receber as últimas notícias sobre turismo e eventos em Ouro Preto 

Mas, vamos ao que preparei para você:


DICAS ESPERTAS

Se quiser saber onde se hospedar você encontra uma relação de pousadas no meu instagram, na aba GUIA. Elas estão localizadas bem no coração da cidade ou mais afastadas. Charmosas, confortáveis ou com estilo bem mineirinho. Talvez fique difícil escolher o melhor hotel para ficar diante de tantas boas sugestões. Corre lá no meu instagram e depois me conta, porque escolheu essa pousada ou aquele hotel.


Na mesma aba, você tem acesso a minha lista Sabores de Minas. Não preciso explicar, né? Você pode escolher entre comer num local que parece a casa da gente, um feijão tropeiro típico ou até comida vegetariana. Sim, penso em todos os tipos de viajantes que chegam a Ouro Preto.


Sebastião, Chafariz e Santa Matula são ótimos lugares para você ‘"encher o papínho" e… pé no caminho.

Além da ABA GUIA, busque no FEED os TOP 3 RESTAURANTES


Se quiser saber onde tomar um bom café com pão de queijo… Uai, você está em Minas, né?! Sugiro o Café Rena no comecinho da rua Conde de Bobadela, ou melhor, da famosa rua Direita, eleita recentemente entre as mais belas do mundo pela plataforma de turismo Booking. Lá você pode experimentar uma caipirinha de café… Acredite! Com cachaça e café de qualidade. .


MEUS COLEGAS GUIAS DE TURISMO

E, como prometido, acesse o CADASTUR - Cadastro do Turismo/ Ministério do Turismo para encontrar algum colega meu - Guia de Turismo -, que possa acompanhar você em Ouro Preto… ou em todo o Brasil. Espero que seja muito feliz em sua viagem, com ou sem a minha companhia.


ROTEIRO

ROTEIRINHO DOS INCONFIDENTES

Você sabe… A história de Minas não é a história de Minas, se a gente não falar da Conjuração Mineira, prevista para ocorrer em 1789, mais conhecida como Inconfidência Mineira. 


O importante movimento, ainda que a Liberdade, Igualdade e Frsternidade não seria para todos, idealizado pelos hoje chamados conjurados, colonos que se reuniam secretamente em pontos diferentes da Capitania de Minas Gerais, para conspirar contra a Coroa Portuguesa, que foi o primeiro movimento separatista de Portugal.


O plano foi debelado antes mesmo de acontecer… Os participantes receberam punição jurídica severa junto da rainha D. Maria I, a rainha "louca", "generosa" ou a "vai com as outras" por meio do então governador da Capitania, Luís Antônio Faro, Visconde de Barbacena.


O crime de Conjuração previa a pena de morte pela forca. Tiveram, contudo, à exceção de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, que assumiu a responsabilidade do movimento, a comutação da pena pelo degredo e confisco de seus bens até a terceira geração. 


Um passeio que conta somente 3 atrativos históricos, mas com deslocamentos distantes, orienta você a observar atentamente os locais que marcaram a Conjuração Mineira, a começar pelo hoje Museu Casa dos Inconfidentes, um dos locais que serviu a essas reuniões secretas.


O roteiro completo está no meu https://www.instagram.com/suelitourguide/ na aba GUIA busque Roteiros e Roteirinhos.


Que tal? Gostou das dicas e roteiro deixados aqui? Conheceu os locais frequentados pelos revolucionários ininconfidentes

E fique atento, pois estou preparando um e-book com roteiros imperdíveis que em breve postarei aqui!


O post foi útil? Ajudou no planejamento de sua viagem a Ouro Preto?


Estou aqui para ajudar você! Conte comigo!


331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page