top of page

Adoráveis passeios verdes em Ouro Preto

Atualizado: 12 de jun. de 2023

As chuvas de março vêm fechando o verão e devagarzinho traz com ele o outono com temperaturas mais amenas. Se você está planejando viajar para Ouro Preto, não pode deixar de curtir um passeio verde pela trilha da Cachoeira das Andorinhas, situada dentro do Parque Natural Municipal que leva o seu nome.

Esse é um programa que todos os visitantes que passam por Ouro Preto não podem deixar de fazer! O lugar conta com uma paisagem incrível, imersa na natureza e águas deliciosas para banho, o que garante que a viagem a Minas Gerais fique marcada na memória.

Veja a seguir mais informações sobre a Cachoeira das Andorinhas e tenha certeza que esse destino não pode ficar de fora do seu itinerário!

Sobre Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto em Minas Gerais ficou conhecida em diversos lugares por conta de toda sua história, de sua arquitetura e da beleza de suas edificações e pontos turísticos. O lugar é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, dispondo de diversos atrativos para o visitante conhecer.

Podemos destacar os passeios ecológicos que a cidade oferece, que contam com cenários maravilhosos em meio ao Cerrado e à Mata Atlântica, que possuem exuberantes cachoeiras, trilhas e passeios que encantam aqueles que passam por essas bandas.

A Cachoeira das Andorinhas

A Cachoeira das Andorinhas está situada no Parque Natural Municipal das Andorinhas, e é um destino ideal para quem deseja fazer um piquenique cercado pela natureza e desfrutar de uma revigorante queda d’água e banho de sol. O lugar é perfeito para os aventureiros que gostam de acampar e realizar atividades mais “naturais”.

Aqueles que visitam o local podem ficar despreocupados, pois ele conta com segurança 24 horas por dia. A entrada é gratuita e o Parque das Andorinhas está aberto todos os dias para receber visitantes de todo canto do mundo. Ele é considerado parte da Área de Proteção Ambiental e por isso é muito bem cuidado.

Inclusive, o Parque passou por uma revitalização nos últimos tempos para melhorar suas instalações. Os responsáveis por essa obra foram a prefeitura da cidade em conjunto com a mineradora Samarco, que disponibiliza materiais para compensação ambiental. Com isso, o local se tornou ainda mais visitado, recebendo em média mil visitantes a cada mês.

Para quem quer desfrutar de cada cantinho que o Parque oferece, é possível ainda contar com o acompanhamento de seu guia de turismo local, eu, mas saiba que as trilhas são auto guiadas.

A cachoeira das Andorinhas, responsável pelo nome do parque, está situada dentro de um complexo de rochas que se assemelha a uma gruta, que serve de abrigo para um enorme número de andorinhas de coleira durante o verão, o que faz com que o parque receba esse nome.

Além dessa cachoeira, destacam-se também a cachoeira chamada de “Véu da Noiva”, que possui em torno de 40m de altura, e a Pedra do Jacaré.

Para que seu passeio verde seja maravilhoso em período integral, é preciso tomar cuidado com as terras escorregadias e com as fendas de grande profundidade que podem ser encontradas no percurso durante as caminhadas. Portanto, certifique-se de ir com um sapato apropriado para realizar o passeio para não ter contratempos.

Pretende viajar para Ouro Preto?

Se a cidade de Ouro Preto está na lista dos seus próximos destinos, você precisa de ajuda para te guiar nessa incrível temporada pelas terras mineiras!

Agora que você já sabe da cachoeira das Andorinhas, conte comigo! Irei te guiar por um roteiro maravilhoso ao longo de sua viagem!

Acesse meu site e saiba como garantir seu passeio!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page