Compartilhe

A bela e encantadora Ouro Preto é uma das cidades históricas de Minas mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 74.824 habitantes. Contamos com mais de 10 mil estudantes e recebemos mais de 200 mil visitantes a cada ano. É muita gente! Por isso, optar pelos passeios a pé é uma ótima maneira de cuidar de Ouro Preto. Afinal, nós, os ouro-pretanos, e acredito que também você, visitante, desejamos curtir esse astral de cidade pequena. Não é mesmo?

Um dos charmes de Ouro Preto, muito além de sua história e seus monumentos, é seu jeitinho tranquilo. Por isso, optar por um walking tour é a melhor forma de ajudar a cidade a manter sua fama de pacata.

Paradoxalmente, sua sedução está também no “agito”, com muitos bares, cafés, restaurantes, exposições de arte, programação cultural na Casa da Ópera, o mais antigo teatro do Brasil. Tudo isso em uma versão cidade pequena, é claro! 

Então deixo aqui uma sugestão: ao ir para o Centro curtir esse agito ouropretano, opte por deixar o carro e ir a pé. Isso é já é um bom começo. Caso esteja hospedado muito longe, recomendo estacionar seu veículo em locais mais afastados da Praça Tiradentes, que é o coração da cidade. Isso ameniza bastante o barulho nas vias principais, como a Rua Direita e Cláudio Manoel. No meu perfil  no Instagram tem uma lista de locais para estacionar. 

Isso vai diminuir a poluição sonora e também a turbulência causada pelos veículos, ajudando também a conservação do patrimônio arquitetônico. Lembre-se que muitos casarões ainda têm sua construção original, de pau a pique. Então ajude a preservar e conservar todo esse nosso patrimônio, ame mais Ouro Preto e opte pelos walking tours

Se você, sua família e amigos não têm problema de locomoção, prefira um passeio a pé. Você pratica um ato sustentável, ganha mais saúde, e garanto que um walking tour leva a uma intimidade maior com os ouropretanos. Você vai ouvir mais uais, vai tirar mais fotos, vai contemplar mais as paisagens e atrativos. Vá por mim: é mais divertido. 

Eu, sua guia de turismo em Ouro Preto, ofereço muitas sugestões de passeios. Proporciono vivências temáticas culturais e pela natureza. Tudo a pé, claro! Seja Ouro Preto friendly. Passeie a pé.

Artigos Relacionados