top of page

Visita virtual pelos museus de Ouro Preto

Já pensou em viajar na quarentena sem sair de casa? É meio estranho pensar isso, não é mesmo? Pois é, mas eu preparei uma super novidade para vocês viajarem nesse momento, e em segurança.

O post anterior foi dedicado às crianças se ocuparem da melhor maneira nessa quarentena, dessa vez a dica é para as adolescentes e adultos. Uma linda visita virtual pelos museus de Ouro Preto e Belo Horizonte é uma boa pedida para você que quer conhecer as belezas destes lugares.

Acompanhe comigo uma lista de museus de Ouro Preto e Belo Horizonte para já começar a viajar, daí de casa mesmo!

Museu do Oratório

Um passeio pela história da fé dos mineiros é o que proporciona o Museu do Oratório.  Considerado o único no mundo dedicado a este tema, é um dos mais belos de Minas Gerais. Abriga uma fantástica coleção de oratórios que vão dos mais simples aos mais requintados.

Os oratórios faziam parte do cotidiano dos tropeiros, dos padres e da população da época, sendo utilizados nas missas itinerantes e nas residências, como importante marca da religiosidade e devoção. Destaca-se entre eles os oratórios bala: “assim denominados pelo formato semelhante ao das balas de cartucheira, muito usado por tropeiros”.

Sua viagem virtual é aqui: http://eravirtual.org/museu-do-oratorio/

Museu da Inconfidência

Um dos museus mais visitados em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência guarda detalhes da história da Inconfidência Mineira e do Ciclo do Ouro do século XVIII. O prédio que originalmente abrigava a Casa de Câmara e Cadeia, hoje dá espaço a um acervo riquíssimo. Isso mesmo! Em comemoração aos 150 anos da condenação dos inconfidentes, em 1942, inaugurou-se o Panteão para onde foram transferidos os restos mortais dos inconfidentes exilados nas diversas colônias portuguesas, na África.

Aqui nesse link você conseguirá encontrar alguns detalhes deste belo museu: http://eravirtual.org/museu-da-inconfidencia/

Quer saber mais detalhes dessa história? #VisiteDepois e faça o PASSEIO OURO PRETO BÁSICO + INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Museu da Ciência e Técnica

Dom Pedro II procurando desenvolver o ensino superior no Brasil, criou a Escola de Minas em Ouro Preto com a ajuda do especialista francês Claude Henri-Gorceix que organizou a primeira escola de Engenharia de Minas do país. Em 1993 foi agregado o Museu da Ciência e Técnica cujo setores de Mineralogia I e II tem um dos mais relevantes acervos do mundo.

A visita ao Museu de Ciência e Técnica é um dos atrativos que fazem parte do Passeio Ouro Preto Básico + Mineralogia, comigo, é claro!

Museu Virtual Pampulha

O museu faz uma apresentação cronológica de 1904 a 2010, com início na chegada do casal português Manoel dos Reis e Ana Moraes, que comprou terras e formou a Fazenda da Pampulha, até a reforma do Mineirão.

Memorial de Minas

Belo Horizonte é uma cidade que abre as portas para as cidades históricas do Estado, mas se estiver fazendo turismo de negócios, normalmente você não terá tempo de sair da capital. Então, o memorial é perfeito para conhecer Minas de uma só vez, pois seu conceito é inovador: Minas ontem, hoje e amanhã!

Lembre-se que a cidade representa o Brasil República e um passeio com um Guia de Turismo pode ser mais interessante! Eu ofereço um excelente passeio personalizado em Belo Horizonte. Vai ser um prazer pra mim contar tudo o que sei.

Use esse momento para recarregar as energias, planeje sua viagem com calma e depois venha conhecer Ouro Preto, estarei aqui para te acompanhar! Por ora, boa viagem virtual!

Se gostou, conte essa super novidade para os amigos e conheça um pouco mais sobre mim e meu trabalho no Instagram: @suelitourguide

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page