O post de hoje tem uma seleção especial de livros que vão fazer você viajar para Ouro Preto. Uma viagem pelas sutilezas dos fatos da história narrados nos romances históricos. Os livros narram a história da Inconfidência Mineira, suas tramas, seus ideais, seus amores, seus personagens e seus medos…
A seleção é baseada na temática histórica mineira, como já mencionei acima e em narrativas criativas e interessantes que nos motiva ler a próxima página, sempre! Eu sou amante dos livros e o por isso decidi compartilhar com vocês a leitura de três livros.
Aqui estão eles:
1. Os Inconfidentes. Uma história de amor e liberdade
O autor Carlos Alberto de Carvalho narra a história da Inconfidência Mineira e o grande amor entre o inconfidente Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora. A narrativa não só te leva para Ouro Preto como também para outras cidades do circuito do ouro e dos inconfidentes.
RESUMO SINOPSE
Com determinação e rebeldia, Bárbara Heliodora e Alvarenga Peixoto lutaram para manter o seu amor em meio a um período de injustiças e opressão.
2. A Paixão de Tiradentes
Descoberto um grande amor de Tiradentes…
Eu não posso revelar quem foi. Afinal, um bom Guia de Turismo não pode quebrar o encanto de uma leitura! O livro destaca a história da Inconfidência Mineira com destaque aos passos de Tiradentes. Os autores Marc Boisson e Stefânia G. Assunção escrevem de uma maneira bastante interessante onde oras relata “Paris dias de hoje” e Vila Rica, dois séculos atrás. Vila Rica era o nome da atual cidade Ouro Preto.
RESUMO DA SINOPSE
A antiga Vila Rica com Teresa e Xavier e a atual Ouro Preto com Gabriela e Philippe demosntram a cidade que inspira paixões por séculos e séculos.
3. Dirceu e Marília
Amo livro infantil! Nelson Cruz narra uma versão contemporânea da história de amor do clássico da literatura brasileira Marília de Dirceu, escrita por um dos inconfidentes Tomás Antônio Gonzaga.
RESUMO DA SINOPSE
Um relato que se passa numa noite fria de 1789, na qual Tomás Antônio Gonzaga, um dos poetas inconfidentes, era preso em Vila Rica, acusado de conspirar contra a Coroa portuguesa. Nesta noite, o auto designado Dirceu percebe que não perderá apenas a sua liberdade, mas também o amor de Maria Dorotéia, a musa que em seus poemas aparece como Marília.
Gostou das dicas de leitura?
Acho que vai gostar também dos vídeos postados no Instagram com leitura de alguns trechos dos livros citados no post em meio ao cenário real que inspiraram os autores.
Mais tarde você vem a Ouro Preto e passeia comigo para vivenciarmos essas histórias. Venha sentir a emoção de caminhar pelas ruas dos personagens da nossa história do Brasil!
Recomendo o PASSEIO OURO PRETO BÁSICO + INCONFIDÊNCIA MINEIRA é ideal para vivenciar essa parte da nossa história de Minas!
Comments