TOUR POÉTICO em Ouro Preto
Você que já passeou comigo, sabe que tento tornar nosso tour em Ouro Preto bem poético. Adoro recitar versos durante os passeios a pé por Ouro Preto. E mais, que sou um Guia de Turismo bem intimista e assim, passam a conhecer meus gostos. Fica sabendo que sou noveleira, que amo filmes, documentários e que adoro a literatura brasileira.
Então, você que vem passear comigo, prepare-se! Meus tours em Ouro Preto são repletos de versos, um filme, um documentário ou uma minissérie que acrescenta mais informação sobre um determinado assunto da nossa história.
E aí, no final do tour todos querem a lista completa de dicas de leitura e outros para continuar curtindo Ouro Preto e a nossa história em casa de outro jeito. Com isso, aí vão as dicas de literatura, documentários e minisséries interessantes.
O Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles
“Do seu calmo esconderijo O ouro vem dócil e ingênuo, Torna-se pó, barra prestígio, poder É tão claro e turva tudo Honra , amor e pensamentos.”
Normalmente, inicio o tour com esse verso que descreve muito bem a essência do período do Ciclo do Ouro onde a ambição, a loucura pelo desejo de encontrar o el dorado e as consequências de tal descoberta para os desbravadores nas Minas Gerais.
Cartas Chilenas de Tomás Antônio Gonzaga
“Pertende Doroteu, o nosso chefe Erguer uma cadeia majestosa Que possa escurecer a velha fama da Torre de Babel E mais, dos grande custosos edifícios Que fizeram para sepulcros seus Os reis do Egito.
Satírico não é mesmo? Nessa obra o autor descreve muito bem e de forma satírica e hilária a reação de todos diante das ideias loucas do Governador Luiz da Cunha Menezes. Ele resolveu construir a Casa de Câmara e cadeia em meio a uma crise econômica e política. Essa cadeia que deu o que falar e o que escrever. Tomás Antônio Gonzaga, Ouvidor, Inconfidente e poeta descreveu em sua obra Cartas Chilenas esse momento tenso da antiga na Vila Rica.
LIBERDADE, LIBERDADE Minissérie da Rede Globo
Nessa minissérie o foco principal é a história de Joaquina, filha de Tiradentes que foge para Portugal logo após a morte do pai, mas volta para o Brasil anos depois e se torna símbolo da luta contra a Coroa Portuguesa. No início da minissérie alguns fatos relevantes da Inconfidência Mineira são apresentados. Vale a pena assistir antes de vir para Ouro Preto. Recomendo fazer o Passeio Ouro Preto e a Inconfidência Mineira, comigo, claro!
CONFIDÊNCIAS DE UM INCONFIDENTE DE MARILUSA MOREIRA VASCONCELLOS
Bem, imagine saber sobre Tiradentes e Inconfidência Mineira pelo espírito de um dos inconfidentes, Tomás Antônio Gonzaga, através de suas mensagens psicografadas por um médium? Esse romance mediúnico nos revela uma visão espiritual desse momento tão instigante da história do Brasil.
1789
Pedro Dória é um jornalista que descortina os documentos e mentes brilhantes que fizeram confidências ppr uma Minas indepente. A leitura deste nos prende e nos envolve com essa instigante história do Brasil.
SANKOFA
Um documentário da Netflix muito interessante sobre os países africanos do qual vieram os povos escravizados para o Brasil. Gana, Benin, Togo, Congo e Moçambique são os países que tinham mão de obra especializada na extração do ouro que foram comercializados nas Minas Gerais. Uma expedição que contou com dois professores universitários da UFRJ e um fotógrafo dentre outros acadêmicos que fizeram parte do documentário completo. E para quem não sabe, Sankofa quer dizer de volta ao passado!
Filmes Pantera Negra 1 e 2
Depois de visitar uma antiga mina de ouro a dica é assistir esses dois sucessos de bilheteria. Se já assistiu os filmes, agora analise-os com um pensamento descolonial e questione-se: essa África é imaginaria, existiu ou pode vir a existir.
Finalizo com uma música de Lenine, afinal essa história, bem dizer trágica do Brasil, tem um final feliz… Nós, brasileiros!
Sob o mesmo céu
Brasil
Com quantos Brasis se faz o Brasil?
Com quantos Brasis se faz um país?
Chamado Brasil
Sob o mesmo céu
Cada cidade é uma aldeia,
Uma pessoa,
Um sonho, uma nação
Sob o mesmo céu,
Meu coração não tem fronteiras,
Nem relógio, nem bandeira,
Só o ritmo de uma canção maior
A gente vem do tambor do índio
A gente vem de Portugal
Vem do batuque negro
Então, para você que já passeou comigo, continue curtindo Ouro Preto de longe e para quem pretende visitar a cidade, venha fazer um tour com astral poético em Ouro Preto comigo! Se gostou das dicas, siga meu Instagram que está cheio de Tours Poéticos. Clique na aba GUIA.
#leitura #Dicas #GuiadeTurismo #tourpoético #Passeiosapé #OuroPreto