top of page

Saia do comum e conheça 5 lugares inusitados em Minas Gerais!

Para quem vive um dia a dia corrido e repetitivo, quando chegam as férias, é hora de fazer algo diferente, concorda? Então, se você decidiu visitar a terra do pão de queijo pela primeira vez, ou já conhece um pouco do estado, eu acredito que você pode aproveitar muito mais se preparar um roteiro alternativo com lugares inusitados em Minas Gerais.

E eu vou te ajudar nisso! Separei 5 alternativas que, se você gostar, ficarão muito mais interessantes com o acompanhamento de um guia de turismo, pois, além de conhecer melhor a história do lugar, ele te dará dicas de onde comer e o que visitar. Vamos lá?

1. Extrema

Calma! Não precisa se assustar, essa cidadezinha tem um nome peculiar, mas tem passeios incríveis, como a Rota das Águas, a Rota do Sol, a Rota das Pedras, a Rota das Rosas ou a Rota dos Ventos. É um roteiro de aventura e ecoturismo. E não fica apenas nisso, há opções de visitas a alambiques, nos quais você poderá degustar aquela cachacinha que só Minas tem.

Se essa for sua escolha, saiba que a diária em hotéis e pousadas pode variar de R$ 50 a R$ 200. Além disso, há muitas opções de restaurantes por quilo em Extrema, então é fácil economizar na alimentação.

2. Lavras Novas

Esse lindo distrito de Ouro Preto faz parte do Parque Nacional do Itacolomi. Ou seja, se você quer ficar em meio à natureza, esse é o local certo! Além de cachoeiras, mirantes e serras, eu indico uma volta de Maria Fumaça, que faz o percurso entre Ouro Preto e Mariana, permitindo muitas selfies em meio a paisagens perfeitas.

Minha recomendação é fazer as trilhas acompanhado de um guia, pois assim dá para conhecer os segredos e as melhores trilhas e cachoeiras de Lavras Novas. Quanto à hospedagem, há boas opções de hotéis, pousadas e até sítios.

3. Complexo da Zilda

Situado na cidade Carrancas, próxima a São João Del Rei, esse é um dos locais inusitados em Minas Gerais. Por exemplo, você pode visitar um sítio arqueológico com pinturas rupestres feitas há cerca de três mil e quinhentos anos atrás. Isso é que é história! Só para você ter uma noção da importância desse local, ele possui provas de que havia rotas migratórias pré-históricas dali até o norte de Minas Gerais.

No Complexo, também indico que você conheça a Cachoeira da Zilda e o Poço da Proa. Além disso, aproveite para visitar os alambiques e queijarias da cidade.

4. Salinas

E por falar em alambiques, na Região Norte de Minas, Salinas se destaca como a Capital da Cachaça Artesanal, sediando, em julho o Festival Mundial da Cachaça. Lá, você encontrará garrafas da bebida em todos os valores.

Outro destaque da cidade é o Mercado Municipal, onde você pode encontrar vários produtos usados na culinária mineira. Se você quer visitar Salinas, há hotéis e pousadas para todos os bolsos.

5. Aiuruoca

No sul de Minas, Aiuruoca se destaca no circuito de ecoturismo e até foi citada por Carlos Drummond de Andrade: “Aiuruoca, mineiramente amarga e transparente para quem sabe ouvir”. Minha dica é conhecer algumas das 80 cachoeiras da região, a mais conhecida é a Cachoeira Deus Me Livre. E ainda tem o famoso Pico do Papagaio, mas já aviso: são 7 horas de caminhada, portanto, é necessário ter disposição.

Dentre pousadas e hotéis, você terá ótimas opções sem gastar muito, sem contar que sempre há pacotes para datas comemorativas que podem sair mais em conta.

Independentemente da sua escolha, esses lugares inusitados em Minas Gerais, com certeza, trarão novas experiências e lindas memórias. Ficou curioso? Entre em contato comigo para saber mais! Quem sabe, você também se anima para um passeio a pé por Ouro Preto?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page