top of page

Gastronomia mineira: 8 comidas típicas que você precisa provar

Minas Gerais é um estado famoso pela receptividade dos mineiros, seu clima agradável e as belas paisagens, mas também é reconhecido pela sua culinária. Em todo o País é possível encontrar restaurantes que fazem referência à tradicional gastronomia mineira.

No entanto, como destacou Drummond: “ser mineiro é ter marca registrada”, por isso, a comida feita em Minas tem um sabor único. Dessa forma, experimentar a cozinha das Gerais é essencial para quem vai viajar para as cidades históricas e deseja conhecer a riqueza cultural do estado.

Pensando nisso, selecionei 8 comidas típicas que você precisa provar durante a viagem. Continue lendo e descubra quais são elas!

1. Pão de queijo

No topo da lista, nada mais justo do que citar famosíssimo pão de queijo. Essa delícia mineira ganhou tanto prestígio, que vem sendo exportada para outros países: EUA, Canadá, Peru, Chile, Portugal, Inglaterra e até Emirados Árabes.

É possível encontrá-lo nos mais variados estabelecimentos (lanchonetes, padarias, restaurantes) e também de vários jeitos: desde o tradicional até recheados com catupiry, carne, frios, etc. Por isso, sempre que possível, se delicie com um pão de queijo recém saído do forno, que combina bem com um cafezinho.

2. Feijão tropeiro

Feijão, bacon, linguiça, torresmo, farinha de mandioca e ovo compõem um dos pratos mais apreciados pelos mineiros: o feijão tropeiro.

O prato ganhou esse nome devido ao fato de ter sido criado pelas tropas que realizavam transporte de mercadorias e gado pelo estado no período colonial, os tropeiros. Além de ser delicioso sozinho, você pode comê-lo acompanhado de arroz e couve.

3. Frango com quiabo

Um dos melhores pratos para se comer no inverno é o frango com quiabo, que como o próprio nome diz é composto por frango cozido e quiabo.

Além disso, é marcante pelo tempero e complementos como cebola, pimentão e salsinha ou cebolinha. Um ótimo acompanhamento para esse prato é o angu, outra especialidade mineira.

4. Frango ao molho pardo

Pode soar estranho, mas o molho que acompanha a carne neste prato é feito a partir do sangue fresco do frango abatido.

Essa é uma especialidade cuja origem está nas grandes fazendas de Minas e que hoje é reproduzida pelos restaurantes, muitas vezes, nos fogões à lenha. Por isso, vale muito a pena experimentar esse prato feito com o tradicional frango caipira.

5. Vaca Atolada

Outro prato que desataco que merce ser apreciado no inverno é a Vaca Atolada, isto é, um caldo que consiste originalmente em costela bovina e mandioca cozida.

Ademais, o que torna essa comida ainda mais especial é o tempero a base de alho, sal, pimenta malagueta, salsa e outras especiarias muito utilizadas em Minas.

6. Tutu

O Tutu é um delicioso feijão batido, acompanhado de bacon, linguiça, ovo cozido, farinha de mandioca e molho de tomate. Esse prato combina, principalmente, com carne de porco e couve refogada.

Estima-se que sua origem é basicamente a mesma da feijoada, ou seja, uma mistura de restos de alimentos realizada pelos escravos africanos, mas que foi aprimorada.

7. Doce de leite

Depois de conhecer as delícias salgadas da gastronomia mineira, está na hora de pensar na sobremesa. Por isso, apesar de ser um doce cuja origem não se tem certeza, não há como negar que o doce de leite mineiro tem um sabor especial.

Ele combina com bolos, por exemplo, mas, em Minas, o mais comum é comê-lo com queijo. Você poderá degustá-lo em cubinhos, pastoso, com coco ou amendoim, entre outras opções.

8. Goiabada

Quem nunca ouviu falar em Romeu e Julieta? Não o famoso casal da obra de Shakespeare, mas sim uma das combinações mais apreciadas pelos mineiros: queijo e goiabada.

O doce é feito com apenas três ingredientes: goiaba, açúcar e água. Porém, dificilmente desagrada algum paladar. Além disso, têm-se as variações da goiabada que podem ser cascão, em pedaços ou cremosa. Na dúvida, experimente de todas, e claro, não se esqueça do queijo minas para acompanhar!

Com essas sugestões, tenho certeza de que sua viagem ficará muito mais saborosa, pois saiba que a gastronomia mineira é feita com dois ingredientes especiais: amor e dedicação!

Gostou das dicas? Então, curta minha página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page