top of page

Eventos culturais de Ouro Preto 2018! Programe-se e curta eventos que estão entre os melhores do cir

Imponente por sua beleza arquitetônica que fascina pessoas do mundo todo e por sua história,  Ouro Preto é palco de inúmeras manifestações religiosas e culturais. De festas de devoção à grandes festivais, a cidade oferece um calendário de eventos muito diversificado.

É evento atrás de evento, e pra você não perder nada, trago nesse post o calendário dos eventos culturais de Ouro Preto! E se você acha que vou deixar os eventos religiosos que são a marca de Ouro Preto de lado, não não não. Na próxima semana trago um post todinho dedicado ao calendário dos eventos religiosos de Ouro Preto.

Então, confira os eventos e se programe para curtir os melhores  festivais culturais do Brasil!

CINEOP – Mostra de Cinema

Gosta da sétima arte? Então o Festival Cine OP é feito sob medida para você!

Voltado para a recuperação e a preservação do cinema brasileiro, o Cine OP traz para seu público produções nacionais, entre filmes inéditos, em caráter de pré-estreia, e filmes clássicos, exibidos em sua mostra.

Além da exibição dos filmes, a programação conta ainda com oficinas, debates, seminários, exposições, lançamento de livros e atrações artísticas, que reúnem grandes nomes do cinema nacional e diversas pessoas apaixonadas por esta arte em uma grande troca de experiências.

Realizado anualmente em junho no calendário de eventos culturais de Ouro Preto, o CINEOP, que este ano chega a sua 13ª edição, tem sua programação toda gratuita. Você não pode perder! Então já separe o mês de junho na sua agenda e programe uma viagem para Ouro Preto!

Não deixe de acompanhar a página do Festival para você ficar sabendo em primeira mão todas as notícias e a programação da edição 2018 do evento!

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

No mês de julho, as terras inconfidentes recebem o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, um dos mais tradicionais festivais de cultura do país.

O dia 8 de julho, aniversário de Ouro Preto, é o marco inicial do Festival, que traz junto à sua programação as festividades de comemoração da fundação da antiga Vila Rica. São duas semanas intensas de atividades. Shows musicais, teatro, apresentações de dança, oficinas, rodas de debate, seminários e diversas exposições e intervenções artísticas que ocupam as ruas, ladeiras, praças e prédios históricos das cidades de Ouro Preto e Mariana e traduzem as formas de manifestação artística local, nacional e de outros países. Por onde se anda, se respira arte!

Com o friozinho dos dias de inverno, não seria nada mal assistir a um show ou a uma apresentação teatral tomando uma taça de vinho, agraciado com as belezas arquitetônicas de Ouro Preto como pano de fundo, não é mesmo? Então já separe as suas roupas de frio e programe a sua viagem!

Ah, e para ficar por dentro do evento e da sua programação, acompanhe a página do Festival!

MIMO

A primavera mineira chega trazendo o MIMO Festival a Ouro Preto. Realizado nas cidades de Olinda, Rio de Janeiro, Paraty e Tiradentes, em setembro é a vez de Ouro preto receber o festival, que leva à cidade diversos ritmos e atrações musicais.

O MIMO é um dos maiores festivais de música gratuito do Brasil. Focado na música instrumental e jazz, o evento recebe artistas de vários lugares do mundo. É música de altíssima qualidade nos mais belos patrimônios históricos brasileiros. Uma experiência única! Então #partiuouropreto!

As notícias do festival e a divulgação da programação você pode conferir acompanhando a página do MIMO.

Fórum das Letras

As ladeiras de Ouro Preto transbordam literatura no mês de novembro. O Fórum da Letras , um marco no calendário de eventos culturais de Ouro Preto, chega a esse mês para promover a valorização e divulgação da literatura produzida pelos países de língua portuguesa.

Pelas mesas de debate do Fórum já passaram autores como Adélia Prado, Mia Couto, Fernando Moraes, Rubens Alves dentre outros renomados literários. Além das mesas redondas, o Fórum tem uma vasta programação de atividades como exposições e manifestações artísticas e folclóricas.

Enriquecendo ainda mais o evento, o Fórum das Letras apresenta o Ciclo Bravo! de Jornalismo, que promove discussões a respeito da produção jornalística brasileira no campo cultural. Ah, e para os pequenos tem o Fórum das Letrinhas, que conta com uma programação toda voltada para o público infantil! Ótimo pra quem vai para o evento viajando  com os filhos.

Que tal aproveitar o tempo entre uma atividade e outra para dar uma relaxada? Então um passeio temático pela Cachoeira das Andorinhas vai super bem!

Eventos culturais de Ouro Preto – Calendário

FEVEREIRO

  1. Carnaval ( em breve trago um post especial sobre o carnaval de Ouro Preto!)

ABRIL

  1. Semana da Inconfidência.

MAIO

  1. Semana Nacional de Museus.

JUNHO

  1. CINEOP – Mostra de Cinema.

  2. Semana Guignard.

  3. Festas Juninas.

JULHO

  1. Aniversário da Cidade, 8 de julho.

  2. Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes.

SETEMBRO

  1. Primavera dos Museus.

  2. MIMO – Festival de Música.

NOVEMBRO

  1. Semana do Aleijadinho.

  2. Fórum das Letras.

DEZEMBRO

  1. Concurso de Presépios – FAOP.

Gostou do post? Então deixe seu comentário para mim! Ah, e tá lembrado né? Semana que vem tem post sobre os eventos religiosos de Ouro Preto. Então fique ligado aqui no blog!

1 visualização0 comentário

Commenti


bottom of page