top of page

Dicas de viagem para Ouro Preto: o que fazer, melhores épocas e mais!

Está pensando em fazer uma viagem que garanta, além do lazer, muita cultura? O que acha, então, de conhecer as cidades históricas de Minas Gerais? Neste post, vou lhe dar dicas de viagem para Ouro Preto, que faz parte desse roteiro tão procurado por turistas do Brasil e do mundo inteiro.

A cidade transborda história com suas igrejas e museus. Quem já passou por lá, garante que as caminhadas por suas ruas parecem uma volta ao passado. A gastronomia é também parte integrante do turismo dessa cidade. Vou lhe apresentar um cardápio delicioso que vai, certamente, conquistar você!

Meu objetivo é lhe dar excelentes dicas de como aproveitar ao máximo a viagem. Acompanhe!

Conheça a cidade

Ouro Preto é uma cidade colonial do século XVIII, que inicialmente foi chamada de Vila Rica. Foi a primeira, no Brasil, a ser eleita Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade pela UNESCO — sendo esse um dos grandes motivos para atrair tanta gente.

Com o maior conjunto homogêneo de Arquitetura Barroca do país, Ouro Preto possui diversas igrejas e prédios assinados por artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde. Além disso, o município é cercado de montanhas imponentes com uma vegetação riquíssima e conta com diversas cachoeiras nas imediações.

O que fazer em Ouro Preto

Não vão lhe faltar opções de diversão ao visitar Ouro Preto, seja para fazer suas comprinhas, seja para conhecer os pontos turísticos famosos e irresistíveis, que vão de igrejas histórias e museus até parques ecológicos com tudo que a natureza pode oferecer.

Fiz um pequeno resumo dos pontos turísticos mais legais da cidade. Confira!

  1. Praça Tiradentes: ao chegar na cidade você já dá de cara com esse ponto turístico. É um dos cartões-postais mais conhecidos de Ouro Preto, além de ser o pronto onde os turistas começam seu tour. É, também, onde se localiza o setor de informações turísticas.

  2. Museu da Inconfidência: esse museu é a antiga cadeia da cidade, o museu fica na Praça Tiradentes e tem por função preservar a memória da Inconfidência Mineira.

  3. Museu do Oratório: não tem quem não se interesse por esse museu, visto que foi o casarão histórico onde morou Aleijadinho, possui uma coleção de 300 imagens e 162 oratórios.

  4. Museu de Ciência e Técnica/Setor Mineralogia: A coleção de minerais do Museu é considerada por especialistas uma das mais completas do mundo.

  5. Igrejas: a cidade conta com muitas igrejas, várias delas ornadas com obras de Aleijadinho. Algumas delas são: São Francisco de Paula, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Pilar, entre outras.

  6. Parques, trilhas, cachoeiras e represas: os mais aventureiros não ficam de fora, já que a cidade é farta em riquezas naturais. Ela conta com trilhas, cachoeiras, represas e parques ecológicos.

Quando visitar

Em Ouro Preto, existem basicamente duas estações principais, uma mais seca e a outra úmida. A estação seca inclui o inverno, que se estende de maio a outubro. O dia nesse período começa frio e com o céu muito azul. À noite, as temperaturas caem ainda mais.

A partir de dezembro, chega o verão e com ele chegam também as chuvas que vão até fevereiro. Em qualquer época a cidade é muito charmosa!

O que comer

Quem vai a Minas, principalmente em uma de suas cidades históricas, não pode deixar de provar os seus pratos mais tradicionais. Na verdade, a gastronomia mineira é fruto de uma confluência de culturas que gerou grande riqueza na culinária desse estado.

Entre eles, posso citar o feijão tropeiro com torresmo, pastel de angu, o requeijão, a carne de porco, paçoca, a goiabada cascão, o famoso pão de queijo, entre outros — nossa gente, são fantásticos e não faltam restaurantes para comprovar isso!

E você, ficou com água na boca? Vem, então comigo, conhecer essas maravilhas! Está esperando o quê?

Gostou das dicas de viagem para Ouro Preto? Siga minhas páginas nas redes sociais e acompanhe vários conteúdos interessantes, sobre turismo e muito mais. Estou no Facebook e no Instagram!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page