top of page
Sueli Maria Rutkowski

Curta os encantos da primavera pela natureza de Ouro Preto!

Que tal uma viagem para conhecer os encantos da primavera pela natureza de Ouro Preto? Afinal, Ouro Preto, além de seu patrimônio histórico e cultural que cativa pessoas do mundo todo, possui um patrimônio natural de encher os olhos. A primavera vem batendo a porta, trazendo muitas cores, flores e os doces aromas dos seus dias ensolarados. Uma época ideal para viajar para aproveitar o clima ameno e alegre da estação. Quer dicas de como aproveitar essa estação em Ouro Preto? Então esse post vai cair como uma luva!

Curtindo a primavera pela natureza de Ouro Preto!

Um ótimo passeio para você se deliciar com os encantos da primavera pela natureza de Ouro Preto é fazer uma expedição até o Pico do Itacolomi. O pico está localizado a 1772 metros de altitude no Parque Estadual do Itacolomi. O parque, que é uma reserva do Cerrado e da Mata Atlântica, é de uma beleza sem igual. Pois, além da rica flora, o ambiente abriga diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção. Como o lobo-guará, a ave-pavó e o andorinhão de coleira. Também podem ser vistas diversas espécies de macacos, micos, tatus, capivaras e pacas no local.

Logo na entrada do Parque o clima muda, a densidade do ar fica mais leve e os pequenos habitantes desse mágico lugar, como as borboletas e os besouros, aparecem para saudar o visitante. Em seguida, caminhando para dentro da reserva, suas riquezas naturais começam a serem vistas. Entre elas a Represa do Custódio, o mirante e Mais adiante, seguindo caminho pelo Parque, encontramos algumas trilhas, como a Trilha da Capela, a Trilha do Forno e a Trilha da Lagoa.

Uma ótima pedida para quem quer explorar bem a fundo a natureza local e conhecer todas as suas singularidades. Um pouco mais acima se pode avistar a imensidão da serra e fica visível o Morro do Cachorro e o caminho para se chegar ao topo do Pico, onde é possível ver Ouro Preto do alto e relaxar em meio a natureza e muito verde.

O parque também possui construções históricas abertas para visitação, como a Casa do Bandeirista, a Casa dos Visitantes, o Museu do Chá e a Capela de São José. Um passeio para você entrar em contato com a natureza e com o turismo histórico de Ouro Preto. O parque localiza-se 6,2 km distante do centro da cidade.

Que tal um banho de cachoeira?

Um banho de cachoeira cairia bem para aproveitar os dias ensolarados de primavera, não cairia? Entrar em contato com a natureza para relaxar e recarregar as energias é tudo de bom!

Um local ideal para aproveitar os encantos da primavera pela natureza de Ouro Preto e curtir uma cachoeira é o Parque das Andorinhas.  A reserva contém uma área natural de 575 hectares que abriga a nascente do Rio das Velhas, cachoeiras e trilhas para caminhadas. Em um ecoturismo pelo parque, o visitante pode desfrutar de piscinas naturais, trilhas e cachoeiras. Legal, né?

Suas cachoeiras são muito convidativas para quem procura relaxar nos dias de calor. A Cachoeira das Andorinhas, que dá nome ao parque, possui uma beleza única. Com uma queda-d’água de cerca de 10 metros de altura, a cachoeira se localiza dentro de uma gruta. Um passeio imperdível!

Já para os visitantes mais aventureiros, a dica é conhecer a Cachoeira Véu das Noivas.  A cachoeira conta com duas quedas-d’água que somam cerca de 50 metros de altura. E para chegar a sua base é necessário atravessar uma trilha bem fechada e muito íngreme que liga o topo à base da cachoeira.

Fazendo um walking tour fácil pelo Parque, a criançada também poderá aproveitar o Pocinho das Churrasqueiras, por ser raso, com cerca de 1,0 metros de profundidade, e fazer um belo piquenique.

Para você aproveitar ao máximo seu passeio a pé no Parque das Andorinhas.

O parque possui muitas atrações, que contemplam todos os tipos de gostos. Desde passeios ideais para aventureiros iniciantes ou para quem está passeando em família com os filhos, e, por isso preferem caminhadas curtas e proveitosas a passeios para os mais aventureiros, com muitas trilhas e cachoeiras de mais difícil acesso.

Mas com tantas opções de passeios no Parque, quais atrações se encaixam mais no meu perfil? Para te ajudar com essa dúvida, preparei um roteiro para que você possa aproveitar ao máximo seu walking tour pela reserva. O roteiro Parque Cachoeira das Andorinhas Fácil é ideal para quem prefere caminhadas mais curtas ou vai passear com os pequenos. Que tal?

Os encantos da primavera em Mariana

Logo após desfrutar dos encantos da primavera pela natureza de Ouro Preto, faça um passeio em Mariana. A cidade vizinha de Ouro Preto é um ótimo destino para quem busca sossego e descanso em sua viagem. Em seu patrimônio, um dos destaques é a praça central da cidade, que durante a primavera ganha ares mais especiais. A praça Gomes Freire,  carinhosamente chamada de Jardim pelos moradores da cidade, é uma praça a moda mineira. Ela tem o charme típico das cidades do interior, que, durante a primavera, ganha aspectos mais bucólicos e românticos.

Cercado por casarões antigos e decorado pelo verde das diversas árvores e plantas que compõem o espaço, que durante a primavera ganha ainda mais vida e beleza, o Jardim faz parte da vida de todos os marianenses. É muito comum ver no Jardim encontros de fim de tarde. Aos domingos tem banda na praça. Os amigos se reúnem para jogar conversa fora, jovens casais apaixonados em namoro e famílias que por ali passeiam dão a alegria e o encantamento do lugar. Entre o seu coreto, seu chafariz e suas belas flores e centenárias árvores as crianças brincam satisfeitas. O cenário parece cena de um filme e transmite uma paz sem igual.

Um bom passeio para aproveitar e renovar as energias em um lugar tranquilo e belo.

A Estrada Real é aqui!

Os quatro caminhos que formam a Estrada Real (Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu) passam por Ouro Preto e não é por acaso. Durante o ciclo do ouro no Brasil colonial, a cidade era o mais importante centro econômico e político do país. Atualmente, as heranças dessa época, como os casarios coloniais, as igrejas e tradições seculares, fazem de Ouro Preto um lugar único e contam parte história do nosso país.

A partir de Ouro Preto, você pode seguir viagem para conhecer a maior rota turística do Brasil. Não sabe por qual caminho da Estrada Real começar? A dica é seguir o Caminho Velho, que foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa. O trecho tem 710 km e liga Ouro Preto à Paraty. Ao longo do caminho há muitas localidades que aliam a típica cultura de Minas Gerais com um combinado de elementos da cultura indígena, africana e europeia que valem a visita.

Mas antes de seguir viagem, faça um Passaporte Estrada Real. Ele é um registro de suas aventuras pelas rotas dos caminhos. A cada parada na Estrada Real, um novo carimbo confirma sua passagem pelas belíssimas paisagens mineiras. E a cada caminho percorrido, você ganha um certificado. Ao fim da viagem, uma lembrança de uma inesquecível viagem.

O passaporte é gratuito e pode ser retirado e carimbado nos postos de retirada nas cidades do circuito. Em Ouro Preto, você pode retirar o seu passaporte na Fiemg, na Praça Tiradentes. Para isso, você só precisa preencher um cadastro online pelo site da Fiemg. Depois, ir até o local e levar 1Kg de alimento ou um agasalho para doação. Além de retirar seu passaporte para registrar suas aventuras pela Estrada Real, você também faz uma boa ação para instituições locais! Não é o máximo?

Agora é só planejar a sua viagem!

Viu como aproveitar os encantos da primavera pela natureza de Ouro Preto é tudo de bom! Você consegue aliar passeios históricos com ecoturismo. Relaxando em meio a natureza local e conhecendo mais sobre nosso passado e nossa história! Uma viagem pra lá de proveitosa!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logotipo do Whatsapp para conversar com a Sueli
bottom of page