top of page

Conheça as principais cidades históricas de Minas Gerais!

Alguns cantinhos do Brasil guardam uma herança riquíssima do período colonial. As cidades históricas de Minas Gerais são uma vitrine do acervo arquitetônico e artístico do Ciclo do Ouro, que enriqueceu a região com magníficas igrejas, grandes casarões, relíquias barrocas e preciosas obras de artistas locais, como Aleijadinho e mestre Ataíde.

Como se não bastasse, a natureza privilegiou Minas, cujo relevo é planáltico — ou seja, não faltam montanhas e mirantes espetaculares. Para completar, a população local ainda desenvolveu uma gastronomia única, com direito a pães, doces e queijos que fazem valer cada visita ao estado. Encante-se agora com tudo o que as principais cidades históricas têm a oferecer!

Tiradentes

Tri centenária, a cidade de Tiradentes surgiu no auge do Ciclo do Ouro. Formada por grandes casarões coloniais, é o lugar ideal para conferir uma boa amostra do barroco brasileiro na Igreja Matriz do Santo Antônio e visitar os museus do Automóvel da Estrada Real e da Liturgia.

Entre as atividades ao ar livre, destaque para a trilha até a Serra de São José, onde é possível apreciar do alto o pôr do sol. Para aqueles que não dispensam uma boa gastronomia, o Largo das Forras é cercado de restaurantes sofisticados e barezinhos descolados.

A cidade ferve em duas épocas do ano: em janeiro, durante o Festival de Cinema, e em agosto, com o de Gastronomia.

Diamantina

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, o nome da cidade faz alusão ao período no qual os diamantes eram abundantes. Tanta riqueza assim ajudou a construir um lugar que fez dois mitos: a ex-escrava Chica da Silva e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Além de todo projeto arquitetônico que o município conseguiu preservar, o Vale do Jequitinhonha esconde muitas cachoeiras, grutas e trilhas para os visitantes mais aventureiros.

Ouro Preto

Ouro Preto é o destino número um entre as cidades históricas de Minas Gerais. Assim como Diamantina, a cidade também ostenta o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além de misturar a vibração dos jovens universitários com séculos de história impregnados em suas ladeiras.

Os viajantes podem se impressionar com os museus da Inconfidência e do Oratório e com as igrejas de Santa Efigênia, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar.

Em uma visita a Ouro Preto, também não podem faltar um passeio a uma mina desativada e um banho de cachoeira nas inúmeras opções que deixam a cidade ainda mais bonita.

São João del Rei

A partir de Tiradentes é possível acessar São João del Rei por um trem estilo Maria Fumaça, que percorre trilhos centenários. E é esse meio de transporte que tematiza o Museu Ferroviário.

Outro ponto turístico é o centro histórico da cidade, onde você, com sorte, poderá acompanhar o espetáculo das batidas concomitantes dos sinos de mais de 30 igrejas.

Por falar nelas, não deixe de conhecer as de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora do Carmo, que são revestidas com muito ouro!

Congonhas

O maior ponto de interesse da cidade de Congonhas do Campo é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, que abriga as obras mais importantes do arquiteto, entalhador e escultor mineiro Aleijadinho. Conferir de perto o primor da peça Paixão de Cristo, em madeira de cedro, e os 12 profetas, em pedra-sabão, é um privilégio!

Sabará

Pertinho de Belo Horizonte, Sabará merece uma esticadinha. Ela é uma das cidades históricas de Minas Gerais que, além dos casarões e das igrejas, possui um ponto turístico diferenciado: o Chafariz do Kaquende, que jorra água potável.

O Museu do Ouro, o Teatro Municipal e os altares da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Ó também devem ser incluídos no seu roteiro mineiro.

Serro

É uma das mais pacatas cidades históricas de Minas Gerais. Sua passagem como Comarca rendeu inúmeras construções típicas do período colonial do Brasil. Explore as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo. Aproveite também para experimentar o queijo serro, a principal iguaria produzida no município.

Quer continuar conhecendo as belezas do nosso Brasil? Siga-me no Facebook e no Instragram.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page