top of page

Carnaval de Ouro Preto! Vem pra rua que a folia vai começar e tem animação para todos os gostos!

Ô abre alas que eu quero passar! Chego a época mais animada e esperada do ano: o carnaval!

O carnaval brasileiro é muito diversificado e leva multidões às ruas durante a festa do rei Momo!  Há muitos lugares que são os queridinhos do carnaval brasileiro. O Rio de Janeiro com suas famosas escolas de samba que desfilam pelo sambódromo, o frevo e os bonecos gigantes de Olinda e Recife, os trios elétricos de Salvador que levam milhares de pessoas ao som do axé.

E no circuito da folia, Ouro Preto tem seu lugar de destaque! O carnaval de Ouro Preto é pura animação e reúne gente de todo o Brasil e do mundo. Em suas ladeiras têm carnaval para todos os gostos, olha só!

Eu quero é botar meu bloco na rua!

Os dias de folia do carnaval de Ouro Preto são tomados pelos tradicionais bloquinhos de rua e suas marchinhas carnavalescas. Subindo e descendo ladeiras, os blocos desfilam de quinta a terça pelas ruas do centro histórico de Ouro Preto. O destaque entre a animação dos bloquinhos vai para o Zé Pereira do Clube dos Lacaios, que a mais de 150 anos desfila pelo carnaval ouro-pretano com sua tradicional batucada e seus gigantes bonecos caricatos que representam personagens de Ouro Preto.

Como manda a tradição, o bloco do Zé Pereira do Clube dos Lacaios abre o Carnaval de Ouro Preto na quinta-feira e retorna às ruas históricas no domingo ecoando os seus clarins.

Outro bloquinho que atravessa gerações é o Bandalheira Folclórica Ouro-Pretana. Fundado em 1972, o Bandalheira desfila pelas ruas de Ouro Preto com seus soldados, devidamente uniformizados  com um penico na cabeça fazendo sua sátira aos militares da época da ditadura. Marchando em ritmo forte pelas ruas da cidade enquanto tocam diversos instrumentos, o bloquinho leva alegria, música e irreverência por onde passa.

E assim passam pelas ruas o Bloco do Mato, o Liga pra Rádio, o Vermelho i Branco, o Balanço da Cobra, o Bloco Diretoria, o Candonguêro …É bloquinho que não acaba mais para você cair na folia, basta seguir o ritmo e se jogar na alegria. Haja confete e serpentina!

Olha o samba no pé!

Ícone máximo do carnaval brasileiro, as escolas de samba também abrilhantam o carnaval de Ouro Preto.

Os tamborins tomam conta da Praça Tiradentes e animam os presentes com o desfile das escolas de samba de Ouro Preto.  As escolas se apresentam e encantam o centro histórico com suas alegorias, fantasias, coreografias, os tradicionais sambas enredo e com o rei Momo e a Rainha do carnaval. Competindo com muita alegria, as agremiações se embasam em narrativas locais, em grandes personagens da história e em fatos, livros e músicas que contam a vida do povo brasileiro.

A primeira escola fundada foi a Escola de Samba Império do Morro Santana, em 1957, na comunidade do bairro, sendo a mais antiga e tradicional de Ouro Preto. Além da Império Morro de Santana, o grupo especial conta ainda com mais seis escolas de samba que fazem o ritmo do carnaval com suas baterias. Entre na batida e mostre seu samba no pé! Não sabe sambar? Não tem problema, deixe o suingue te levar!

Noites carnavalescas

Em Ouro Preto, as noites de carnaval são de pura animação com shows em palcos espalhados por diversos pontos do centro histórico, onde as bandas se apresentam tocando músicas de diversos estilos.

A praça Tiradentes é o principal palco dos shows e recebe as principais atrações musicais do carnaval. O palco Praça Tiradentes já recebeu nomes de peso como Bete Carvalho, Graveola e o lixo polifônico, Pato Fu, Gabriel o Pensador entre tantos outros artistas locais e nacionais.  Os palcos do Largo da Alegria, Largo do Cinema, Estacionamento do Colégio Dom Pedro e da Praça do Antônio Dias promovem uma verdadeira miscelânea musical, ecoando samba, gafieira, marchinhas carnavalescas e vários ritmos em um carnaval democrático.

Tem animação pra todos os gostos no carnaval multicultural de Ouro Preto. Então pegue sua fantasia e divirta-se!

Carnaval estudantil

Voltado para o público jovem, o carnaval promovido pelas repúblicas estudantis é nacionalmente conhecido por trazer para o carnaval de Ouro Preto shows de sucesso de artistas populares, geralmente nomes do axé e funk. O folião compra o pacote de sua preferência, que contém alguns dos shows que acontecem no Espaço Folia, hospedagem nas repúblicas com almoço e café da manhã e festas open bar durante todos os dias de carnaval. Ideal para quem gosta de festas badaladas de grande porte! Se interessou? Então lance mão da disposição para cinco dias intensos de folia!

Carnaval para os pequenos foliões

Vem com os filhos aproveitar o carnaval das terras inconfidentes?  Então a cidade de Mariana, vizinha de Ouro Preto, tem tudo para encantar e divertir a criançada! Com seu Carnavalzin, a cidade tem uma programação especial toda voltada para a criançada.

Durantes as tardes de carnaval, o evento realizado pelo Clube Osquindô, oferece um espaço lúdico para as crianças e muita diversão com matinês e atrações preparadas para encantar os pequenos foliões.  O Carnavalzim acontece na Praça Gomes Freire e é aberto para todos. Ótimo para quem quer pular carnaval com a família toda, não é mesmo?

Outra atração marianense que encanta a família toda, mas em especial cativa os pequenos, é o bloco do Circo Volante. A trupe circense desfila pelas ruas de Mariana para levar alegria e descontração aos foliões, arrancando gargalhadas por onde passa. Tem animação e alegria? Tem sim senhor!

Depois de muitos dias de folia, que tal descansar um pouco a fantasia e aproveitar para recarregar as energias? Então um passeio temático pela cachoeira das Andorinhas vai ser a cereja do bolo do seu carnaval.  Outro passeio temático relaxante para você recuperar as energias é um viajar de trem de Ouro Preto à Mariana! Um passeio ideal para que vai pular o carnaval com os filhos!

Gostou do carnaval de Ouro Preto? Então se vier pular por aqui, não deixe de comentar o que achou aqui no blog!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page