top of page

A Literatura pode ser seu guia em Ouro Preto

Atualizado: 12 de jun.


Não há dúvida de que a cidade de Ouro Preto é uma das que mais inspiraram autores da Literatura. Além de gerarem reflexões, também permitem uma viagem incrível a essa região mineira por meio das palavras.

Aqui estão três autores (guias) que, por meio das suas obras, trazem a cidade de Ouro Preto para mais perto de nós leitores exaltando as belezas das suas construções, das suas ruas de pedra e a sua importância histórica.


Guias:


Cecília Meireles

Cecília Meireles tem uma obra muito extensa. Nascida no Rio de Janeiro no ano de 1901, ela se formou como professora e atuou na área da Educação, inclusive como diretora escolar. Entretanto, seu amor pelas palavras foi sempre inspirador a todos ao seu redor.

Dentre suas principais obras, encontra-se “Janela Mágica” e “Ou Isto ou Aquilo”, obras que estão sempre em discussão nas escolas. Porém, foi “Romanceiro da Inconfidência” um dos livros que mais exaltam Ouro Preto em toda a Literatura nacional.

Tratam-se de poemas cujo objetivo é apresentar toda a história do Estado de Minas e, claro, há menção à época da Inconfidência e à incrível cidade de Ouro Preto.


Bernardo Guimarães

Bernardo Guimarães é um excelente exemplo de como Ouro Preto é mesmo um berço das Artes, já que o autor nasceu ali, no ano de 1825. Com apenas 16 anos, já era formado em Humanidades e foi ocupante do assento 5 da Academia Brasileira de Letras.

Uma das suas principais obras, sem qualquer dúvida, é A Escrava Isaura, que até mesmo se transformou em novela. Afinal, a proposta de falar sobre uma escravozada branca era algo bastante inovador, inclusive na época em que o livro foi lançado (1875).

Outras obras desse mesmo autor são Folhas de Outono e “Histórias e tradições da província de Minas Gerais”.


Manuel Bandeira

Tendo escrito o Guia de Ouro Preto, Manuel Bandeira é conhecido pelos seus poemas, que seguem sendo analisados e admirados. Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1886, ele ocupou o assento 26 da Academia Brasileira de Letras e algo muito interessante no guia que ele escreveu é que ele apresenta uma cidade da qual ele nem mesmo é natural, mas que o encantou.

Com relação às principais obras de Manuel Bandeira, não é possível ignorar que os livros “Libertinagem” e “Estrela da Vida Inteira” estão dentre as principais.

Fazendo parte do movimento modernista, esse é um autor que usava muito das expressões regionais em suas obras, valorizando muito a forma de cada parte do Brasil se comunicar, inclusive Ouro Preto.

Por meio desses três “guias”, é possível encantar-se ainda mais com Ouro Preto, com o sotaque mineiro que se ouve em suas ruas, com a sua comida e, claro, com as suas paisagens fantásticas e históricas.


Agora, você vindo para Ouro Preto, posso ser seu Guia de Turismo e monto um roteiro baseado no cenário do livro escolhido. Basta reservar o Passeio Personalizado.

Mais Literatura aqui.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page