3 Cidades nos arredores de Ouro Preto que você precisa conhecer
A cidade de Ouro Preto é famosa pela história, pela arte de Aleijadinho, pela arquitetura colonial bem preservada e por ter se tornado um polo universitário importante para o estado.
Mas, engana-se quem pensa que Minas Gerais só tem Ouro Preto como destino incrível para viagens.
Mais de 800 possibilidades
Minas Gerais conta com 853 municípios, cada um com sua história e uma oportunidade diferente de fazer a viagem valer a pena. E apesar de o estado ser lembrado pela extração mineral, suas cidades têm muitos outros atrativos.
A seguir, separei 3 cidades históricas nos arredores de Ouro Preto que valem a pena a visita e que você precisa conhecer. Continue a leitura!
Congonhas
O nome Congonhas vem de um arbusto de mesmo nome e muito comum na vegetação da região.
A cidade conta com um santuário em devoção a Bom Jesus de Matozinhos, com imagens esculpidas em pedra-sabão feitas por Aleijadinho, além de outras 66 imagens em madeira de cedro com imagens da paixão de Cristo. Vale a pena admirar seu último trabalho!
Prédios históricos, como o Beco dos Canudos, era antiga pousada de romeiros, e hoje recebe um mercado de artesanato local.
E não se preocupe com a distância, viajante. O município de Congonhas fica a aproximadamente 1h20 de carro de Ouro Preto, o tempo pode ser mais curto a depender das condições de trânsito.
São João Del-Rei
São João Del-Rei nasceu do Arraial Novo do Rio das Mortes durante o Ciclo do ouro no seculo XVIII.
Atualmente, graças à Universidade Federal de São João Del-Rei e outras instituições estudantis, existe um grande número de repúblicas espalhadas pela cidade.
A cidade conta com a primeira biblioteca inaugurada em Minas Gerais, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida, e leva o nome do principal incentivador e fundador, um relevante político da época que doou seu acervo com 800 obras para a biblioteca.
No Solar da Baronesa, um dos mais importantes edifícios da cidade em questão de arquitetura e história, funciona um Centro Cultural. Para os viajantes, o Theatro Municipal de São João Del-Rei também é parada obrigatória.
São João Del-Rei fica a aproximadamente 2h40min de viagem a partir de Ouro Preto.
Inhotim (Brumadinho)
A cerca de 2h de Ouro Preto, Inhotim espera os visitantes que passarem por Brumadinho. Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do planeta, Inhotim fica em Brumadinho.
Inhotim se destaca por seu tamanho e exuberância. A beleza natural se mistura às obras de arte contemporânea. São 23 galerias e mais de 22 instalações artísticas espalhadas pelos 140 hectares do parque.
O parque do Inhotim conta com três circuitos para visitação, e pode ser melhor aproveitado na companhia de um Guia de Turismo.
Muitos lugares, incontáveis belezas
em boa companhia de um Guia de Turismo. Nos vemos em breve?
#SãoJoãoDelRei #GuiadeTurismo #Inhotim #ArredoresOuroPreto #Brumadinho #Passeios #roteiros #Congonhas