top of page

4 cidades perto de Ouro Preto que você precisa conhecer

Ouro Preto é famosa pela história, pela arte de Aleijadinho, pela arquitetura colonial bem preservada e por ter se tornado um polo universitário importante para o estado.


Além disso, Ouro Preto está localizada numa região estratégica, com fácil acesso a diferentes cidades históricas com incríveis atrativos. Isso é perfeito para quem deseja incluir em seu passeio o famoso "bate e volta" - ir e voltar no mesmo dia.


Se você está planejando conhecer Ouro Preto e deseja esticar o seu passeio, separei 3 cidades históricas nos arredores da antiga Vila Rica que valem a pena a visita e que você precisa conhecer. Vem comigo:


Neste post:



Por que conhecer as cidades perto de Ouro Preto?


Ouro Preto é especial por diversos motivos. Arte, cultura, história, natureza e boa gastronomia. É uma cidade que nos convida a vivenciar a história de um modo único. Com todos esses atributos, é de se esperar que o viajante deseje conhecer outras cidades no entorno.


Essa é uma ótima chance de ampliar sua visão sobre a história de Minas, desbravando outros lugares ao redor. Mas fique tranquilo: os passeios que recomendo neste post são fáceis e cheios de atrações inesquecíveis e podem ser ainda mais especiais com a companhia de uma guia de turismo. Estou aqui pra isso!



Congonhas. Foto: Wiki Commons.

Congonhas

Das cidades perto de Ouro Preto, Congonhas é parada obrigatória.


O nome Congonhas vem de um arbusto de mesmo nome e muito comum na vegetação da região.


A cidade conta com um santuário em devoção a Bom Jesus de Matozinhos, com imagens esculpidas em pedra-sabão feitas por Aleijadinho, além de outras 66 imagens em madeira de cedro com cenas da paixão de Cristo.


Prédios históricos como o Beco dos Canudos, chamam a atenção do visitante. Este monumento foi a antiga pousada de romeiros e hoje recebe um mercado de artesanato local. Não deixe de conferir.


Também no entorno do Santuário está o Museu de Congonhas. Ele é considerado o primeiro "museu de sítio" do Brasil, com informações históricas quem ampliam a visita ao sítio histórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.


O Museu de Congonhas conta ainda com um circuito expositivo que narra a história do Santuário e seu significado para a cultura de Minas Gerais e do Brasil.


E não se preocupe com a distância, viajante. O município de Congonhas fica a aproximadamente 1h20 de carro de Ouro Preto, o tempo pode ser mais curto a depender das condições de trânsito.



Igreja de S. F. de Assis, de São João Del-Rei. Foto: Wiki Commons.


São João Del-Rei e Tiradentes


Uai, mas não eram 3 cidades? Pois é, mas é impossível ir a São João Del-Rei e não passar em Tiradentes. As duas cidades irmãs ficam coladinhas uma na outra e o passeio pelas duas é mais do que recomendado.


Partindo de Ouro Preto, são cerca de 155 km até São João Del-Rei e de lá, são mais 16 km até Tiradentes. Saindo cedinho é possível conhecer as duas cidades no mesmo dia.


Inicie seu passeio por São João Del-Rei. A cidade que nasceu do antigo Arraial Novo do Rio das Mortes, durante o ciclo do ouro no século XVIII, é repleta de ótimas atrações.


A cidade conta com a primeira biblioteca inaugurada em Minas Gerais, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida, e leva o nome do principal incentivador e fundador, um relevante político da época que doou seu acervo com 800 obras.


No Solar da Baronesa, um dos mais importantes edifícios da cidade, funciona um Centro Cultural que também vale a visita.


Construída entre 1774 e 1809, a Igreja São Francisco de Assis é um dos principais cartões-postais da cidade. Com projeto atribuído a Aleijadinho, é um dos templos mais significativos do Rococó em Minas Gerais.


Para os viajantes, o Theatro Municipal de São João Del-Rei também é parada obrigatória.



Cidade de Tiradentes. Foto: Wiki Commons.


Depois de bater perna pelo centro histórico de São João Del-Rei, é hora de esticar até a vizinha Tiradentes.


Bucólica, charmosa, repleta de ótimos bares e restaurantes, Tiradentes vem se consolidando como um dos melhores destinos turísticos do Brasil. Não deixe de conhecer o Largo das Forras, com as famosas charretes que percorrem as ruas de pedra.


Aproveite para visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, um templo ricamente adornado e com uma vista especial para a Serra de São José. Se der tempo, passe na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e na Igreja da Santíssima Trindade, ambas graciosas e com inúmeras obras sacras.


O seu passeio continua pela casa da antiga cadeia pública, local onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna. Não longe dali, visite o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, atual Museu Casa Padre Toledo, com peças que contam mais sobre a história do movimento libertário mineiro.



Instituto Inhotim. Foto: Divulgação.

Instituto Inhotim (Brumadinho)

A cerca de 2 horas de Ouro Preto, o Instituto Inhotim é um passeio obrigatório para quem, assim como eu, também é apaixonado por arte e natureza.


Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do planeta, Inhotim fica em Brumadinho, cidade que faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


O Instituto se destaca por seu tamanho e exuberância. A beleza natural se mistura às obras de arte contemporânea. São mais de 30 galerias e mais de 22 instalações artísticas espalhadas pelos 140 hectares do parque.


Artistas como Cildo Meireles, Adriana Varejão, Tunga e Hélio Oiticica são algumas das atrações. Cada galeria tem a marca do artista exposto, numa união perfeita entre arquitetura, paisagismo e arte dos mais diferentes tipos.


Inhotim conta com dois restaurantes e diversos cafés ao longo dos circuitos. Vale a pena conferir no site do instituto a programação de cada mês. Sempre ocorrem concertos, oficinas, palestras e performances artísticas.


O Instituto Inhotim conta ainda com três circuitos para visitação, que podem ser melhor aproveitados na companhia de um guia de turismo.


Muitos lugares, incontáveis belezas

Ouro Preto é um ótimo ponto de partida para quem deseja conhecer algumas das mais belas cidades históricas de Minas Gerais. E na companhia de uma guia de turismo credenciada, esse passeio se torna ainda mais leve e produtivo.


Conheça mais sobre os meus passeios especiais neste link e reserve hoje mesmo a sua aventura. Nos vemos em breve?


 



1.299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page