Compartilhe

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Brasil conta com mais de 3,8 mil museus e Ouro Preto conta com 14. Além disso, o cenário colonial bem conservado da cidade é um museu aberto. Aqui vai uma lista dos primeiros museus criados no país e a relação completa dos museus em Ouro Preto. 

O primeiro museu criado no Brasil foi o Jardim Zoológico e Botânico, no Recife, durante a ocupação pelos holandeses, no período de 1637 a 1644. O segundo foi a Casa de História Natural, conhecida como Casa Xavier dos Pássaros, criada no Rio de Janeiro, em 1784, e o terceiro foi o Museu Histórico Nacional, também na então capital do Brasil, em 1922.

Em Ouro Preto, os museus começaram a existir em 1942

A fundação dos museus em Ouro Preto começou com o Museu da Inconfidência, que é um dos mais visitados do Brasil. A lista de museus de Ouro Preto apresenta a história da Inconfidência Mineira, da Farmácia, da Ciência e Técnica. Inclui o centro de estudos do Ciclo do Ouro, Museu das Reduções, do Oratório, Casa Guignard, de Arte Sacra, de Aleijadinho, Cidade Viva, Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, do Chá, Casa dos Inconfidentes e acaba de ganhar mais um: o Museu Boulieu, de arte sacra.

A seguir vou contar um pouquinho do que há de fantástico em cada um dos museus da nossa cidade.

  1. Museu da Inconfidência fundado em 21 de abril de 1942: guarda os restos mortais dos inconfidentes.
  2. Museu da Farmácia fundado na década de 1960: abriga o maior arquivo da profissão no Brasil! 
  3. Museu de Aleijadinho desde 1968: abriga os Leões de Essa (pés de uma mesa fúnebre), que causam muita polêmica entre os historiadores e críticos de arte. 
  4. Museu Casa dos Contos (de Réis) fundado em 1983: abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e está localizado na imponente edificação colonial que pertenceu a um dos homens mais ricos nas Minas Gerais no século XVIII. ele foi o contratador responsável pela administração dos contratos e de cobrar vários impostos. 
  5. Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas fundado em 12 de outubro de 1995. O acervo do setor de mineralogia é destaque na categoria mundial. 
  6. O Museu do Oratório foi inaugurado em 1998: um dos destaques é o oratório feito com balas de pistolas. Isso mesmo, é o Oratório Bala.
  7. Museu de Arte Sacra foi inaugurado em 2000: guarda um paramento confeccionado com fios de ouro que foi utilizado por um clérigo na festa religiosa mais suntuosa das Minas no século XVIII: o Triunfo Eucarístico.
  8. Ecomuseu da Serra de Ouro Preto é o marco dos primeiros arraiais da antiga Vila Rica. Pode ser visitado quando fizermos a Caminhada no Parque das Andorinhas. 
  9. Museu do Chá. Imagine só, exportamos chá para a Alemanha no século XIX! 
  10. Museu Casa Guignard inaugurado em 1987. Além de nos encantar com a beleza da simplicidade mineira aos olhos do artista plástico carioca que foi um amante de Minas, é também uma imersão em um casarão antigo.
  11. Museu das Reduções está aberto ao público desde 1994: até mesmo as ferramentas são utilizadas nas construção das reduções de 28 monumentos nacionais. 
  12. Museu Aberto Cidade Viva inaugurado em setembro de 2005 é um museu a céu aberto, a gente anda, para e se emociona o tempo todo diante da casa de alguma celebridade histórica que nela morou.
  13. Museu Casa dos Inconfidentes aberto em 2010 e é um lugar para se sentir um inconfidente tramando a independência de Minas!
  14. Museu Boulieu aberto ao público em abril deste ano. Esse museu de arte sacra é o nosso CAÇULINHA: o que me chamou a atenção foi um anjo arcanjo com vestes de um navegador português e sua espingarda materializando a visão do (de) colonizado em suas terras diante da chegada dos colonizadores. 

VALE A PENA LEMBRAR QUE O DESAFIO DE UM MUSEU É EMPODERAR UM PENSAMENTO ASSIM, UM CAMINHO EM DETERMINADA ÉPOCA. VALE A PENA LEMBRAR QUE TEMOS O PODER DE REFLETIR E TRANSFORMAR TAL PENSAMENTO POR UM PRESENTE E FUTURO MELHOR PARA TODOS. 

Depois de saber um pouquinho do que espera você nos museus de Ouro Preto, basta escolher os que mais lhe atraem e visitá-los. Muitos dos passeios temáticos que ofereço têm museus inclusos no roteiro e em especial o PASSEIO OURO PRERO BÁSICO + 1 é ideal para acrescentar a visita ao museu de sua preferência. Será um prazer acompanhá-lo!

 

Artigos Relacionados