Compartilhe

A cidade de Ouro Preto e o Carnaval tem uma relação já bastante duradoura. Além de ser um dos mais tradicionais de Minas Gerais, o Carnaval em Ouro Preto tem muita história para contar, e o seu início remonta ao século XIX.

O Bloco Zé Pereira dos Lacaios de Ouro Preto ajuda a dar uma ideia da tradição de Ouro Preto no Carnaval de rua: esse é o bloco de Carnaval mais antigo do Brasil, e desfila pelas ruas da cidade desde 1867.

É fácil perceber que muita coisa mudou ao longo dos anos, menos uma coisa: o amor pelo Carnaval. E se você ainda tinha dúvidas sobre onde curtir o feriado de carnaval, a cidade de Ouro Preto te espera com suas ruas históricas e seus bloquinhos.

Prepare o abadá!

Tradição, cultura e festa

Além de tradicional e histórico, o Carnaval em Ouro Preto é rico em atrações culturais que resgatam um pouco da vida carnavalesca da cidade. Assim como o Bloco Zé Pereira dos Lacaios, outros muitos blocos desfilam todos os anos.

Todos os anos, grupos se preparam para homenagear artistas e trazer para o carnaval de rua um pouco do que é a Ouro Preto que poucos viajantes conhecem, como o desfile da Bandalheira.

Bandalheira: bom humor e diversão

A Bandalheira Folclórica Ouro-pretana, a BAFO, surgiu em 1972 quando um grupo de adolescentes decidiu que deveria fazer uma sátira dos antigos desfiles militares. Dessa brincadeira de Carnaval, surgiu a BAFO que desfila no Carnaval de Ouro Preto há mais de 50 anos.

E não se espante, viajante! O penico esmaltado servindo como capacete e o rolo de papel higiênico na cintura são tradição e completam a fantasia, que surgiu do mais puro improviso e atravessou as décadas.

O desfile da Bandalheira é uma das tradições mais queridas do Carnaval de Ouro Preto e vale a pena ser acompanhada.

Carnaval para todos os gostos

Ouro Preto também é conhecida pelo grande público universitário. A cidade conta com mais de 300 repúblicas, e esses espaços, além de acolher alunos e viajantes, também servem como sede para algumas festas bastante agitadas.

Espalhadas pela cidade, você vai encontrar festas universitárias com muito sertanejo, além de desfiles com as saudosas e atemporais marchinhas de Carnaval.

E para quem gosta de eventos mais tradicionais, os bailes de máscaras também fazem parte do carnaval ouro-pretano. Essas são apenas algumas formas de aproveitar o Carnaval de Ouro Preto e toda sua história e tradição, é claro, sem perder o ritmo de festa.

Carnaval para a família

Ouro Preto conta com praticamente 6 dias de festas durante o feriado de Carnaval, e é possível se divertir com a família toda. Das festas em salões, aos bloquinhos de rua e os desfiles de carnaval infantil — o ritmo perfeito para quem vai aproveitar o feriado com a família toda.

Além de bonito, histórico, o Carnaval em Ouro Preto é inesquecível, e o perfeito para quem deseja construir novas memórias em uma das cidades históricas mais bem preservadas do mundo. Caminhar pelas ruas de Ouro Preto, é, por si só, uma experiência memorável.

E que tal um passeio cultural antes de curtir a folia? Escolha um passeio temático e vem comigo! Lembrando que os atrativos ficam abertos de 8h às 12h.

Para saber mais sobre essa e outras curiosidades, visite meu blog Sueli Tour Guide.

Artigos Relacionados