Compartilhe

Muitas pessoas me ligam em busca de dicas de cidades históricas de Minas Gerais próximas para criar um roteiro de viagem “BATE E VOLTA” partindo de Ouro Preto. E aqui estão as DICAS DA SU para você. Selecionei três opções para sua viagem de um dia partindo de Ouro Preto. São cidades relativamente próximas, para que seu deslocamento não seja tão cansativo. 

O ideal é que você esteja viajando de carro. Para quem vai alugar um carro no aeroporto de Confins, recomendo a Localiza, que tem filial em Ouro Preto.

Vamos às dicas!

Belo Horizonte

O centro de Belo Horizonte está a 90 km de Ouro Preto. Você pode passar por lá no caminho do aeroporto para Ouro Preto ou na volta. A cidade é chamada de Belô e é uma metrópole única, absolutamente cosmopolita, enquanto abriga uma alma regional. A construção de Belo Horizonte se deve à formulação de um planejamento urbano específico, formando um grande tabuleiro de xadrez, com ruas largas, quarteirões simétricos e um grande parque central.

Se decidir parar e caminhar um pouco pela pela cidade, é fácil entender a lógica das ruas: de norte a sul, elas têm nomes de estados brasileiros; de leste a oeste, de tribos indígenas, e as transversais homenageiam figuras políticas. Uma rota panorâmica básica passa pela Av. Afonso Pena até a Praça do Papa, onde você terá um “belo horizonte” para curtir de montão. De lá, siga até a Praça da Liberdade para vivenciar o momento inicial do Brasil República. Aproveite e visite o Memorial de Minas e, para finalizar, visite o Mercado Central, um dos mais famosos do mundo!

Tem mais dicas de roteiros em BH no link e mais dicas no meu perfil no Instagram. Se desejar a minha companhia, basta reservar o PASSEIO BELO HORIZONTE BÁSICO.

Inhotim

O Instituto Inhotim está localizado em Brumadinho.  Se você curte arte contemporânea, vá! Se você gosta de arquitetura, vá! Se gosta de botânica, vá! O que diferencia esse museu de arte contemporânea a céu aberto de outros pelo mundo afora é esse diálogo entre arte, paisagismo e arquitetura. Vale a pena sair de Ouro Preto para passar um dia no Inhotim!

Sugiro escolher o trajeto via Paraopeba, para apreciar a paisagem montanhosa, ao invés de seguir pela rodovia. A distância de Ouro Preto até o Inhotim é de 120 km, que você cobre em aproximadamente duas horas de viagem.

Congonhas, Tiradentes e São João Del Rei

Apesar de ser um pouco cansativo, saiba que é possível viajar de Ouro Preto para Congonhas, Tiradentes e São João Del Rei no mesmo dia. A distância é de 180 km, o que significa aproximadamente duas a três horas de viagem. A estrada é bastante sinuosa, com uma paisagem que vale a pena apreciar.

Na ida ou na volta, pare em Congonhas e aprecie o último trabalho do Mestre Lisboa e do Mestre Ataíde, que são as esculturas em madeira policromadas nas capelas da Via Crucis, no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, e os profetas do Antigo Testamento em pedra sabão, em frente a Basílica.

Como Congonhas fica apenas 60 km distante de Ouro Preto, você pode optar por esse bate e volta apenas ou também visitá-la no caminho entre o aeroporto de Confins e Ouro Preto. Além disso, a cidade está no caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo para Ouro Preto, ou seja, é uma ótima opção para quem vem de carro!

Em Tiradentes e São João não deixe de curtir o passeio de maria fumaça entre as duas cidades. É uma viagem inesquecível, com duração de 45 minutos, margeando a Serra de São José.

Se preferir se hospedar e voltar no outro dia ou seguir para o aeroporto, recomendo a Pousada da Bia, em Tiradentes, que é um charme. E não deixe de conhecer o restaurante Ora Pro Nobis. Lá tem uma sopa (amo sopas!) de creme de milho com ora pro nobis que é dos santos!!! 

Depois me diga se gostou das dicas de roteiros BATE E VOLTA partindo de Ouro Preto. 

MAS EVITE FAZER ESSES ROTEIROS BATE E VOLTA EM FERIADOS, PARA GARANTIR QUE O TRÂNSITO ESTEJA MAIS TRANQUILO!

Artigos Relacionados