Compartilhe

Ouro Preto é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1980. Com origens que remontam aos anos de 1698, Ouro Preto fica no Estado de Minas Gerais, e é foi segunda capital do estado. Mais tarde, era chamada Imperial Cidade de Ouro Preto. E antes de ser Patrimônio da Humanidade, foi nomeada Patrimônio Nacional no ano de 1933.

Não é à toa que a cidade tem ouro até no nome, não é mesmo?

Ouro Preto é história viva

Ouro Preto já foi palco de grandes histórias. Próximo ao final do Século XVII, início do Século XVIII, viveu o auge das explorações paulistas. Em 1789, Ouro Preto também viveu a Inconfidência Mineira, em que uma parte da população se rebelou contra a coroa, almejando se ver livre do julgo português.

Com traçado urbano colonial, a cidade tem construções e monumentos artísticos bastante preservados. É impossível pensar em Ouro Preto sem lembrar da arquitetura barroca de suas igrejas.

E para conhecer mais de Ouro Preto e sua relação com a história do Brasil, nada melhor do que visitar alguns dos muitos museus espalhados pela cidade.

A seguir, trago dicas de 03 museus de arte sacra e religiosa para visitar em Ouro Preto!

Museu do Oratório

MAIS ORATÓRIOS. A história das famílias mineiras se funde à do país e da arte de Aleijadinho no Museu do Oratório. Localizada no Adro da Igreja do Carmo, Centro de Ouro Preto, o Museu do Oratório está instalado na antiga casa do artista Aleijadinho (1738-1814) e conta com uma coleção exuberante com mais de 150 peças que resgatam o vestuário e costumes do passado. Achei uma graça o oratório de bala!

O ambiente é cuidadosamente preparado para que o viajante viva uma verdadeira experiência ao som de música barroca e curadoria impecável.

Museu Aleijadinho

MAIS ARTE SACRA. Museu Aleijadinho fica na Rua Bernardo Vasconcelos, nº179, instalado dentro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e é uma homenagem ao grande artista ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Em mais de 50 anos de atividade, Aleijadinho percorreu vários recantos de Minas Gerais deixando sua marca em igrejas, imagens sacras e detalhes arquitetônicos.

Algumas de suas obras estão expostas no Museu Aleijadinho. É um passeio imperdível para os viajantes amantes da arte e história de Ouro Preto e do nosso país. Sinistro é a sala fúnebre com os Leões de Eça, ou melhor, Leões de Aleijadinho com mensagens ocultas!

Museu Boulieu

MAIS ARTE BARROCA. Esse museu é o nosso caçulinha, pois foi aberto ao púbico em abril deste ano. Uma coleção particular do casal Boulieu formada a partir de suas viagens desde 1950. A exposição nos leva pelos caminhos da fé (imposta) por outros mares além do Atlântico.

Uma exposição contemporânea instalada no antigo asilo ao lado da antiga Santa Casa da Misericórdia com estruturas em ferro em meio a construção original. O Museu Boulieu está localizado na Rua Padre Rolim a 90 metros distante da Praça Tiradentes.

Os encantos de Ouro Preto

Esses são apenas alguns dos passeios que você pode fazer, aliás sozinhos, por Ouro Preto. Para cada tipo de viajante, um passeio diferente, igualmente rico, porque Ouro Preto não decepciona.

Mas saiba que cada uma dessas visitas aos museus é muito melhor aproveitada quando você vai acompanhado de um Guia de Turismo!

Espero que possamos nos ver em breve! Acesse e conheça outros passeios e museus para visitar em Minas Gerais.

Artigos Relacionados