Compartilhe

A cidade de Ouro Preto é famosa pela história, pela arte de Aleijadinho, pela arquitetura colonial bem preservada e por ter se tornado um polo universitário importante para o estado.

Mas, engana-se quem pensa que Minas Gerais só tem Ouro Preto como destino incrível para viagens.

Mais de 800 possibilidades

Minas Gerais conta com 853 municípios, cada um com sua história e uma oportunidade diferente de fazer a viagem valer a pena. E apesar de o estado ser lembrado pela extração mineral, suas cidades têm muitos outros atrativos.

A seguir, separei 3 cidades nos arredores de Ouro Preto que valem a pena a visita e que você precisa conhecer. Continue a leitura!

Congonhas

A cidade ainda é jovem, tem apenas 84 anos. O nome Congonhas vem de um arbusto de mesmo nome e muito comum na vegetação da região.

A cidade conta com um santuário em devoção a Bom Jesus de Matozinhos, com imagens esculpidas em pedra-sabão feitas por Aleijadinho, além de outras 66 imagens em madeira de cedro com imagens da paixão de Cristo. Até hoje, o santuário é considerado a maior obra barroca das Américas.

Prédios históricos, como o Beco dos Canudos, era antiga pousada de romeiros, e hoje recebe um mercado de artesanato local.

E não se preocupe com a distância, viajante. O município de Congonhas fica a aproximadamente 1h20 de carro de Ouro Preto, o tempo pode ser mais curto a depender das condições de trânsito.

São João Del-Rei

São João Del-Rei nasceu do Arraial Novo do Rio das Mortes, e a cidade que conhecemos hoje tem 184 anos. Graças à Universidade Federal de São João Del-Rei e outras instituições estudantis, existe um grande número de repúblicas espalhadas pela cidade.

A cidade conta com a primeira biblioteca inaugurada em Minas Gerais, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida, e leva o nome do principal incentivador e fundador, um relevante político da época que doou seu acervo com 800 obras para a biblioteca.

No Solar da Baronesa, um dos mais importantes edifícios da cidade em questão de arquitetura e história, funciona um Centro Cultural. Para os viajantes, o Theatro Municipal de São João Del-Rei também é parada obrigatória.

São João Del-Rei fica a aproximadamente 2h40min de viagem a partir de Ouro Preto.

Inhotim (Brumadinho)

A cerca de 2h de Ouro Preto, Inhotim espera os visitantes que passarem por Brumadinho. Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do planeta, Inhotim fica em Brumadinho, cidade que ganhou as manchetes por conta de uma tragédia.

No entanto, Inhotim rouba a cena e se destaca por seu tamanho e exuberância. A beleza natural se mistura às obras de arte contemporânea. São 23 galerias e mais de 22 instalações artísticas espalhadas pelos 140 hectares do parque.

O parque do Inhotim conta com três circuitos para visitação, e pode ser melhor aproveitado na companhia de um Guia de Turismo.

Muitos lugares, incontáveis belezas

Ouro Preto e as cidades da região oferecem passeios inesquecíveis para os viajantes. Um Guia de Turismo vai ajudar a montar o roteiro perfeito para sua aventura, de acordo com seus gostos pessoais, oferecendo sempre as melhores informações sobre os lugares visitados.

Acesse o meu blog para conhecer outros roteiros incríveis pelos quais posso te levar por Ouro Preto.

Nos vemos em breve!

Artigos Relacionados